Os candidatos à Prefeitura de Goiânia
Diário da Manhã
Publicado em 23 de agosto de 2016 às 02:41 | Atualizado há 8 anosA cidade de Goiânia vem passando por momentos cada vez mais críticos na segurança do município a violência não para de crescer e a sociedade cada vez mais se torna vitima de uma violência sem tamanho na capital. Diante desta situação a solução é investir maciçamente na segurança do município de Goiânia para tentar amenizar tamanha crise social existente.
É fato que todo cidadão sabe que a segurança publica não é dever da União, Estado e também do município que deve investir para proteção do cidadão. É claro que cabe ao município legislar de acordo com constituição e o município deve criar leis que priorizem a segurança publica principalmente investindo em seus órgãos de segurança publica que já existem e também criar suas guardas municipais órgãos de segurança publica do município desde que sejam respeitados os princípios legais que a construção federal determina.
É justamente nas eleições que cada candidato deve sim se preocupar em colocar a segurança publica em seus planos de governos pensando em um bem maior para a sociedade. Estamos passando por uma política em Goiânia onde a preocupação com a segurança é um dos principais assuntos, estamos presenciando diariamente os candidatos à prefeitura de Goiânia falando em seus debates a preocupação de todos com a segurança publica. Bom, posso dizer que nem todo é claro, pois o candidato à prefeitura de Goiânia Iris Rezende já declarou publicamente que a segurança publica não é de obrigação do município e sim do Estado.
Já na contramão do candidato Iris Rezende, vários outros candidatos estão comprometidos com segurança publica do município de Goiânia com propostas para colocar a Guarda Civil metropolitana de Goiânia definitivamente no serviço policial da capital. É de conhecimento de todos que a guarda civil metropolitana esta legalmente apta para desenvolver o trabalho policial em Goiânia obedecendo aos requisitos da lei tanto federal como municipal. Cabe sim ao município legislar em prol da segurança publica municipal criando leis e normas para que a sociedade tenha mais segurança nas ruas e também é de competência do município investir em suas guardas municipais capacitando-as para o trabalho, regularizar os seu porte de arma e também investir no agente público uma remuneração decente.
O município não pode de forma alguma ser negligente quanto à segurança publica do município ele deve, sim, investir financeiramente na segurança em prol da sociedade. Uma capital como Goiânia jamais deve ficara mercê de uma violência tão grande que vem acontecendo a cada dia e cada vez mais tornando a sociedade refém da criminalidade. Esperamos que o próximo prefeito seja alguém que realmente reconheça que a segurança publica do município é sim de competência do município e que venha investir realmente no que a sociedade mais precisa.
Atualmente a prefeitura de Goiânia carece de uma secretaria de segurança publica municipal, é claro que vários candidatos já declaram a criação desta secretaria caso sejam eleitos. É importante a prefeitura investir na guarda civil de Goiânia onde a mesma pode desenvolver um bom trabalho nas ruas da capital, não podemos nos esquecer de que é obrigação do município a segurança publica, ou seja, segurança a vida.
(Lelas da Silva Santana, historiador, pós-graduado em Docência do Ensino Superior, guarda civil metropolitano de Goiânia. Email [email protected] www.facebook.com/lorlelas.santana , Blog: lelascarcara.blogspot.com.br)
]]>