Vanderlan busca no Recife inspiração em projeto social
Redação
Publicado em 16 de agosto de 2016 às 02:34 | Atualizado há 8 anosO candidato a prefeito pela Coligação Uma Nova Goiânia, Vanderlan Cardoso, prepara viagem ao Recife para conhecer um bem-sucedido projeto social que tem dado nova perspectiva de futuro a potenciais jovens infratores na capital pernambucana. Trata-se do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos, que teve sua primeira unidade inaugurada em março último e se firma como um marco da prevenção à entrada de jovens no mundo do crime.
“O combate à violência é feito dando oportunidades aos jovens, principalmente os mais carentes. Temos inúmeros projetos realizados quando fui prefeito e estamos rodando o Brasil e o exterior em busca de novos modelos para servir de inspiração para nossa gestão em Goiânia”, disse Vanderlan, que negocia uma agenda com os gestores do projeto. O prefeito de Recife, Geraldo Júlio, é do seu partido, PSB, e já sinalizou que a prefeitura estará de portas abertas para receber o empresário.
O candidato afirma que o investimento na repressão ao crime é fundamental, mas que o planejamento a longo prazo na prevenção, oferecendo à juventude uma alternativa à violência, é essencial para colocar Goiânia, Goiás e o Brasil numa nova era de civilidade. “As crianças e os jovens dos bairros mais afastados de Goiânia precisam da atenção especial do poder público. Não me proponho a ser prefeito apenas do centro. Vamos olhar para toda cidade”, diz o candidato.
O projeto
O Compaz do Recife é um espaço de cidadania e promoção de Cultura de Paz que oferece diversos atendimentos e atividades esportivas. O projeto foi concebido sob a ideia de oferecer o melhor para os mais pobres, com o objetivo de garantir inclusão social e fortalecimento comunitário. No Compaz os jovens têm a disposição biblioteca e diversas atividades educativas, culturais e esportivas, além de serviços à comunidade como Procon, mediação de conflitos, atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, sala do empreendedor, atividades, oficinas cidadãs, aulas de inglês, espanhol e reforço escolar (português e matemática) e práticas integrativas (tai chi chuan, ioga, biodança, meditação).
A biblioteca, com 850m², é a maior já construída pela Prefeitura do Recife e faz parte da Rede de Bibliotecas pela Paz. A ideia é levar uma nova dinâmica de conhecimento e cidadania para a cidade, aproximando os jovens que perderam interesse por esses espaços por meio de atividades lúdicas nas comunidades nas quais pertencem.