Lula lidera e venceria Aécio, Serra, Alckmin e Marina
Diário da Manhã
Publicado em 7 de agosto de 2016 às 02:31 | Atualizado há 5 diasNemo golpe do impeachment sem crime ou as arbitrariedades cometidas pela Operação Lava Jato retiraram a confiança da maioria dos eleitores no ex-presidente Lula (PT-SP). Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, publicada na revista Carta Capital, mostra que se as eleições presidenciais fossem hoje, Lula seria o mais votado no primeiro turno, derrotando os candidatos do PSDB e a ex-senadora Marina Silva (PV).
O Vox Populi realizou três cenários. No primeiro, Lula disputa contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Neste levantamento, o petista soma 28% dos votos, contra 18% do tucano mineiro e 15% de Marina Silva. O ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, aparece com 6% e o deputado Jair Bolsonaro (PSC), que faz defesa da tortura e da volta da ditadura tem7%. Brancos e nulos somam 20%, e outros 7% não sabem ou não responderam.
No segundo cenário, contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lula amplia a liderança para 29%, o tucano paulista cai para 11% e Marina Silva sobe três pontos percentuais, ficando em segundo lugar com 18%. Em seguida aparecem o deputado federal Jair Bolsonaro (7%) e o ex-ministro Ciro Gomes (6%). Brancos e nulos somam 21%, e 8% não sabem ou não responderam.
O cenário com José Serra também não favorece os tucanos; apesar da campanha jurídico-midiática e da superexposição de mídia do Chanceler do governo Michel Temer (PMDB-SP), o ex-presidente Lula não deixa a liderança das pesquisas. Disputando contra José Serra, o líder operário mantém 29%, Marina também fica em segundo com um ponto a mais, 19%, enquanto Serra se apresenta um pouco melhor do que Alckmin, com 13%, porém cinco pontos percentuais em relação ao cenário onde Aécio é o candidato do PSDB, e registra 18%. Bolsonaro (PSC) mantém 7% e Ciro Gomes (PDT) os 6%. O índice de brancos e nulos se mantém alto (20%), e 7% não sabem ou não responderam.
Rejeição e simpatia
A pesquisa Vox Populi, que ouviu 1.500 pessoas em 97 municípios do País, também mediu o grau de rejeição e de simpatia aos partidos (PT, PSDB e PMDB).
O levantamento realizado entre os dias 29 de julho e 1º de agosto aponta que, ao mesmo tempo em que o PT é o partido que mais desperta a simpatia do eleitorado (12%, contra 4% do PSDB), é também o mais rejeitado: 27% dos entrevistados afirmam recusar o PT.
De acordo com o levantamento, 75% dos entrevistados afirmaram não ter simpatia por nenhum partido.
]]>