Pesou nas costas
Redação
Publicado em 28 de julho de 2016 às 02:11 | Atualizado há 8 anosO pivô Anderson Varejão, da seleção brasileira de basquete masculino, está fora dos Jogos Olímpicos Rio 2016 devido a uma lombalgia. O anúncio foi publicado no Twitter do Golden State Warriors, time do brasileiro na NBA (principal campeonato norte-americano de basquete) e vice-campeão na temporada 2015-2016. O substituto de Varejão será o garoto Cristiano Felício, do Chicago Bulls, que estava na pré-lista do técnico Rubén Magnano mas acabou pedindo dispensa para jogar a Liga de Verão da NBA pela sua franquia.
Varejão esteve nos Estados Unidos para ser examinado pelo médico do Golden State Warriors após sentir dores nas costas durante os treinos com a seleção brasileira. Ele foi examinado pelo médico Robert Watkin, que diagnosticou que o pivô está com uma pequena hérnia de disco lombar. Ele perderá a Rio 2016, mas, segundo a declaração do time, deverá estar recuperado para o início dos treinamentos para a próxima temporada da NBA em outubro.
Por meio de um comunicado emitido por sua assessoria de imprensa, Varejão lamentou a lesão e classificou o corte como um pesadelo: “É frustrante, triste, ainda não estou querendo acreditar nisso. Disputar a Olimpíada no meu país, com a minha família, meus amigos e o público brasileiro nunca mais vai acontecer. Parece um pesadelo. Faltam menos de dez dias para os Jogos e sonhei muito com esse momento, a ansiedade era grande, tinha o frio na barriga. Estava feliz. Desde que anunciaram que a Olimpíada seria no Brasil, não conseguia pensar em outra coisa, mesmo durante a temporada, era impossível não imaginar, não lembrar. Infelizmente, por causa de uma lesão, vou ficar fora. É difícil demais aceitar isso”, disse o jogador.
Varejão era um dos mais experientes jogadores da seleção convocada por Magnano. Com 33 anos, o atleta atua na NBA desde 2004, quando assinou com o Cleveland Cavaliers. No início deste ano, o pivô mudou-se para o Golden State Warriors e acabou ficando com o vice-campeonato na liga de basquete mais importante do mundo pelo segundo ano consecutivo.
Varejão é o segundo atleta experiente da NBA que a seleção brasileira perde para a Rio 2016. Antes da convocação, Tiago Spliter, que joga no Atlanta Hawks e ganhou um título com o San Antonio Spurs, teve uma contusão no quadril e foi cortado.
A seleção tem agora Nenê Hilário, Raulzinho, Leandrinho e Marcelinho Huertas que atualmente jogam na principal liga do mundo. Também fazem parte da equipe Vitor Benite, Augusto Lima (os dois atuam na Europa), Rafael Luz, Alex, Marquinhos, Rafael Hettsheimeir e Guilherme Giovannoni (que jogaram a última temporada no Brasil).
]]>