A molecada e o experiente
Redação
Publicado em 30 de junho de 2016 às 02:26 | Atualizado há 9 anosO técnico Rogério Micale anunciou ontem a convocação da seleção brasileira de futebol masculino para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, ele anunciou os nomes dos 18 jogadores que lutarão pela primeira medalha de ouro do Brasil na modalidade.
O treinador incluiu na lista os três jogadores acima dos 23 anos a que tem direito: o goleiro Fernando Prass, do Palmeiras, e os atacantes Neymar, do Barcelona, e Douglas Costa, do Bayern de Munique. Os outros 15 atletas estão dentro da idade limite de 23 anos. Os jogadores se apresentam na Granja Comary, em Teresópolis, no dia 18 de julho.
No dia 27, o time vai a Goiânia para um amistoso contra o Japão, no dia 30. Um dia após o jogo, segue para Brasília, onde joga as duas primeiras partidas da fase de grupos dos Jogos Rio 2016. O coordenador das categorias de base da seleção brasileira, Erasmo Damiani, diz que a convocação dos atletas levou em consideração a liberação dos clubes.
“Nós fizemos contato com clubes e atletas, e a partir disso fizemos a definição dos 18”. Para o dirigente, somente contusões podem mudar a lista. “Acredito que todos vão se apresentar no dia 18”. No caso de Douglas Costa, Micale diz que, além do talento, valeu o empenho do atleta em fazer parte do grupo. “Ele manifestou desde o início que queria participar deste projeto. Que (atuar nos Jogos Olímpicos) seria um grande sonho, que queria estar junto”.
Anfitrião, o Brasil está no Grupo A do torneio de futebol nos Jogos Olímpicos, ao lado de África do Sul, Iraque e Dinamarca. A estreia da equipe comandada por Rogério Micale será contra os sul-africanos no dia 04/08, em Brasília, às 16h.
Micale, que já vinha trabalhando com a seleção sub-23 desde o ano passado, foi confirmado no comando da seleção olímpica no dia 15 de junho, um dia após a demissão de Dunga da seleção principal.
“Em relação ao legado do Dunga, existia um trabalho conjunto. Mas a partir do momento que assumi a seleção olímpica a autonomia para convocar passou a ser minha. Conversei com o Tite. Dei as boas vindas e há um trabalho agregado. Agora, gostaria muito de dizer que quero contar muito com o Tite junto ao meu trabalho. Tem muito a agregar. É o atual campeão brasileiro e tem toda a liberdade”, ressaltou
Uma das surpresas da lista foi o goleiro Fernando Prass, do Palmeiras, que não teve chances na seleção principal. Aos 37 anos, o atleta ganhou a oportunidade pela liderança que tem em seu clube, além da qualidade técnica. E recebeu muitos elogios de Micale:
“Ele tem o perfil de liderança. Vem se destacando e demonstrou ser bom em penalidades. É um torneio que pode acontecer essas coisas. Agora é o perfil técnico e de liderança. Quer ganhar sempre. É isso que queremos hoje para a nossa seleção: que tenha técnica e saiba da importância de vestir a camisa da seleção brasileira. Ter amor por isso”, frisou Micale.
SELEÇÃO OLÍMPICA-CONVOCADOS
Goleiros: Fernando Prass (Palmeiras) e Uilson (Atlético-MG)
Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Rodrigo Caio (São Paulo) e Luan (Vasco)
Laterais: Zeca (Santos), Douglas Santos (Atlético-MG) e William (Internacional)
Volantes: Rodrigo Dourado (Internacional), Fred (Shakhtar Donetsk-UCR) e Thiago Maia (Santos)
Meias: Rafinha Alcântara (Barcelona-ESP) e Felipe Anderson (Lazio-ITA)
Atacantes: Neymar (Barcelona-ESP), Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE), Gabriel Jesus (Palmeiras), Gabriel (Santos) e Luan (Grêmio)
]]>