Opinião

Os avanços da Enfermagem no HGG

Diário da Manhã

Publicado em 27 de maio de 2016 às 00:48 | Atualizado há 9 anos

Em maio, mês da enfermagem, é importante mostrar o quanto esta profissão vem passando por avanços históricos para sua valorização. A Enfermagem, em seu início histórico, nasceu do empirismo, com mulheres que foram precursoras do cuidado. Antes mesmo de se existir formalmente o conhecimento teórico/prático acerca da assistência à saúde por profissionais dessa categoria, essa figura já cumpria essa função. Elas simplesmente promoviam o cuidar, garantindo principalmente uma organização do trabalho, higiene do ambiente e definição de critérios básicos durante os procedimentos.

Desde então, a Enfermagem, que somente anos após ser considerada de fato uma profissão, vem evoluindo substancialmente. Deixa cada vez mais de ser uma categoria que valoriza apenas a arte do cuidado e consolida-se como uma profissão voltada para a assistência do indivíduo, baseada em conhecimentos técnicos e científicos.

No Hospital Alberto Rassi – HGG, é nítida a percepção acerca do avanço que a equipe de Enfermagem alcançou em tão pouco tempo. Isso porque conquistou seu próprio espaço dentro da equipe multidisciplinar e ganhou voz diante de todos os assuntos pertinentes, não só ao cuidado do paciente, mas também da gestão hospitalar. Trata-se de um grande diferencial dessa equipe a habilidade de promover uma visão sistêmica, ao garantir o gerenciamento de todos os fluxos de serviço nos setores sob sua responsabilidade. Para tanto, a Enfermagem tem como base um saber consolidado que busca subsidiar as ações do dia a dia, além de apontar estratégias para o enfrentamento de desafios constantes de sua prática profissional.

Podemos citar que ao longo dos últimos quatro anos no HGG houve a estruturação de todo o Processo de Enfermagem, o que garantiu que o cuidado prestado ao paciente fosse realizado de forma bastante definida por meio de critérios científicos. Com a participação de todos os profissionais, os procedimentos operacionais foram descritos e registrados, além de serem revisados constantemente mediante os novos estudos da área.

A assistência de enfermagem deixou de ser segregada e passou a ser integral e focada nos riscos que o paciente é acometido em unidades hospitalares, garantindo dessa forma uma segurança assistencial antes não tão observada. A enfermagem por ser a única categoria que mantêm uma assistência nas 24 horas por dia, além de contribuir em todos os processos da instituição, tem sido o elo que garante uma maior comunicação entre todos os profissionais multidisciplinares ligados à assistência.

Para garantir uma conduta ética e fortalecer ainda mais a equipe, foi criado o Comitê de Ética de Enfermagem do HGG. Com vistas a manter o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais são realizadas constantes ações de educação permanente, além do incentivo para o avanço da representatividade da equipe por meio de publicações e estudos científicos.

Hoje, podemos afirmar que fazemos parte de uma equipe forte. Com representatividade importante dentro da Instituição e em parceria com a equipe multidisciplinar, promovemos uma assistência de muita qualidade e garantimos a segurança a todos os pacientes que buscam o HGG, muitas vezes como última solução para o seu problema de saúde. Estimulamos a equipe a agir sempre de maneira ética e a desenvolver o pensamento crítico diante das diversas situações. Defendemos o direito à vida, à saúde e a humanização no cuidado do ser humano.

 

(Natalie Alves Andrashko, diretora de Enfermagem do Hospital Alberto Rassi (HGG))

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias