Opinião

Naufrágio

Diário da Manhã

Publicado em 10 de maio de 2016 às 02:43 | Atualizado há 4 dias

O Bra­sil é de­ci­di­da­men­te uma nau de lou­cos. Não é vá­li­da a cren­ça de que as ins­ti­tu­i­ções fun­cio­nam. Im­pos­sí­vel, sim­ples­men­te por­que ne­nhu­ma po­de pro­du­zir re­sul­ta­dos úte­is e isen­tos quan­do o am­bi­en­te é de ab­so­lu­ta in­sa­ni­da­de. Ain­da per­ple­xos com o afas­ta­men­to de Eduar­do Cu­nha, por li­mi­nar emi­ti­da pe­la ins­ti­tu­i­ção (STF) que pro­cras­ti­nou a de­ci­são por mais de cin­co mes­es, so­mos im­pac­ta­dos pe­la no­tí­cia dan­do con­ta que o ad­vo­ga­do ge­ral da Uni­ão, ao exer­cer seu pa­pel de de­fen­sor de lu­xo da pre­si­den­te, pe­de pa­ra anu­lar o pro­ces­so de afas­ta­men­to de uma go­ver­nan­te com re­jei­ção de 91% e ra­ti­fi­ca­ção con­fir­ma­da por mais de dois ter­ços da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, com ba­se em su­pos­to ato de vin­gan­ça do en­tão pre­si­den­te da ca­sa, co­mo se fos­se ele o res­pon­sá­vel pe­lo im­pe­di­men­to e não um me­ro ge­ren­te de plei­tos for­mu­la­dos por pres­ti­gi­a­dos ju­ris­tas. Aban­do­ne o bar­co quem pu­der, por­que o nau­frá­gio é imi­nen­te.

(Pau­lo R. Go­taç, via e-mail)


Bactéria contra a zika

Mara Montezuma Assaf

Ape­sar das agru­ras e fal­ta de in­cen­ti­vo fi­nan­cei­ro por que pas­sam as pes­qui­sas no Bra­sil, pes­qui­sa­do­res bra­si­lei­ros da Fi­o­cruz com­pro­va­ram que uma bac­té­ria, a Wol­ba­chia, quan­do pre­sen­te no mos­qui­to Ae­des egypyi, é ca­paz de re­du­zir a trans­mis­são do ví­rus da zika e a re­pli­ca­ção da zika no or­ga­nis­mo do mos­qui­to.

Pa­ra­béns, a ci­ên­cia tem mes­mo que cor­rer atrás de uma so­lu­ção, pois já te­mos 1271 ca­sos de mi­cro­ce­fa­lia no Bra­sil, a mar­car es­tes tem­pos com o ca­rim­bo da tra­gé­dia!

(Ma­ra M. As­saf, via e-mail)


 

A rede de golpistas

Coletiva de Marina Silva - Eleições 2014 - SP - 05/10/2014

Quem di­ria… Ma­ri­na Sil­va, aque­la que nun­ca se des­li­gou do PT, ten­tou dar o ver­da­dei­ro gol­pe no im­pe­achment de Dil­ma com a en­tra­da de um pe­di­do de “Ar­gui­ção de Des­cum­pri­men­to do Pre­cei­to Fun­da­men­tal” no STF; acei­to pe­lo mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio com a aqui­es­cên­cia do Lewan­dowski, pe­dia o afas­ta­men­to do Cu­nha e a anu­la­ção de to­dos os seus atos, in­clu­in­do aí o im­pe­di­men­to da pre­si­den­te. Sua más­ca­ra cai pe­ran­te o Pa­ís, a sua Re­de (de gol­pis­tas) não con­ta­va com a as­tú­cia de mi­nis­tro Te­o­ri, que é quem acom­pa­nha  des­de o iní­cio o ca­so do pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. Te­o­ri Za­vascki sal­vou o Pa­ís de um gol­pe. E Ma­ri­na mos­tra que é uma pe­tis­ta en­rus­ti­da.

(Lei­la E. Lei­tão, via e-mail)


Bolsa Família

Iria de Sa Dodde

No ca­so de Dil­ma e Cu­nha que fi­ca­ram de­sem­pre­ga­dos, exis­tem dois dis­po­si­ti­vos que re­gu­lam tal si­tu­a­ção. O sa­lá­rio de­sem­pre­go e/ou o Bol­sa Fa­mí­lia. Com re­la­ção à mo­ra­dia, po­de­ri­am dis­po­ni­bi­li­zar por co­mo­da­to dois imó­veis do Mi­nha ca­sa mi­nha vi­da. Po­de­ri­am até fi­car no mes­mo con­do­mí­nio. Te­ri­am aten­di­men­to mé­di­co pe­lo SUS. E va­le-tran­spor­te pa­ra se lo­co­mo­ve­rem.

(Iria de Sa Dod­de, via e-mail)


Livre pensar

Tania Tavares

Mi­nhas su­po­si­ções me dei­xam es­tar­re­ci­das, pois es­te sr. Wal­dir Ma­ra­nhão (PP-AM), o in­te­ri­no, ou:

– quer seus 15 mi­nu­tos de fa­ma.

– quer, a pe­di­do de gen­te do go­ver­no, tu­mul­tu­ar e ga­nhar tem­po con­tra a vo­ta­ção no Se­na­do.

Que­ro crer es­tar er­ra­da, mas, se hou­ve um gran­de con­luio en­tre es­te sr. que sa­bia po­der sub­sti­tu­ir o sr. Cu­nha, ca­so es­te fos­se im­pe­di­do, com o go­ver­no fe­de­ral, AGU, STF e ele. Se­rá que por is­so ele con­tra­riou seu par­ti­do, o PP, e vo­tou con­tra o im­pe­achment na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos?

Qual o lu­cro que ele ti­ra des­ta si­tu­a­ção? Aí tem, é só pro­cu­rar!

(Ta­nia Ta­va­res, via e-mail)

 

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias