Opinião

O tempo amigo

Diário da Manhã

Publicado em 6 de maio de 2016 às 03:13 | Atualizado há 9 anos

Ro­guei ao Deus eter­no, o do­mi­na­dor do tem­po, que não ma­tas­se meus ini­mi­gos, uma pra­ga ne­ces­sá­ria, po­rém foi rá­pi­do de­mais, nem vi pas­sar o tem­po (co­mo se fos­se ele a pas­sar), es­bar­rei na con­se­quên­cia, a mi­nha ve­lhi­ce che­gou, en­tão eu ti­ve de as­sis­tir a mor­te de­les, de um a um, as­sim co­mo em qual­quer “ma­cum­ba”, pois par­te do mal de­se­ja­do a eles re­caiu so­bre mim. Ou co­mo diz o lu­gar-co­mum: o fei­ti­ço re­caiu so­bre o fei­ti­cei­ro. Já ou­ço seu cha­ma­do, meu es­pe­lho me anun­cia a mu­dan­ça que não me dei por con­ta!

Oh, tem­po, meu ali­a­do! Fez-me ve­lho de­pois de fa­zer tom­bar meus ini­mi­gos, e os ain­da vi­vos es­tão in­vá­li­dos com os di­as con­ta­dos. Do que me adi­an­ta es­ta paz se já não pos­so des­fru­tá-la, ape­nas pos­so dor­mir tran­qui­lo, so­no de ve­lho, com so­nhos tão va­zi­os!

Quan­tos “otá­rios” aper­ta­ram mi­nha mão com bas­tan­te for­ça pa­ra me mos­trar seu po­der vi­tal, quan­do na ver­da­de es­ta­vam atra­in­do so­bre si a re­vol­ta de quem cu­i­da de mim: o tam­po! En­tão, foi cer­to, que em meio a meu des­con­for­to, po­bre­za e des­pra­ze­res, quan­do eu os amal­di­ço­ei, veio-me a tor­tu­ra de vê-lo des­con­for­tá­veis, po­bres e des­pra­ze­ro­sos! Ago­ra, in­sa­tis­fei­to com es­ta au­sên­cia de guer­ra, pa­re­ce-me ra­zo­á­vel crer, em­bo­ra te­nha tran­qui­li­da­de do si­lên­cio, que não pos­so me sen­tir fe­liz se não ti­ver de­sa­fi­an­tes. Fal­tam-me ini­mi­gos. Al­guém quer ser ini­mi­go de um ido­so de olhar tris­te?!

Não, não me fal­tam ini­mi­gos, fal­ta-me, na ver­da­de, o vi­gor da ju­ven­tu­de, e re­co­nhe­ço a co­e­rên­cia Di­vi­na. Ago­ra eu não po­de­ria ad­mi­nis­trar os ata­ques de­les com as im­pos­si­bi­li­da­des na­tu­ra­is de um ser ca­le­ja­do. Aí, en­tra o re­co­nhe­ci­men­to do amor de Deus e a har­mo­nia da na­tu­re­za, sem­pre me abas­te­cen­do da ca­pa­ci­da­de pa­ra en­fren­tar mi­nha pró­pria de­ge­ne­ra­ção: mi­nha ini­mi­ga mai­or. A guer­ra é ou­tra, é con­tra o tem­po. Em meio às res­pon­sa­bi­li­da­des des­te mun­do, in­cli­no a sen­tir ne­ces­si­da­de não des­sa tal paz que ago­ra re­i­na, mas de meu fo­go da car­ne li­si­nha de ou­tro­ra, pois o tal não me pri­va­va de olhar em di­re­ção pa­ra o fu­tu­ro com tan­tas ru­gas.

Co­mo vê, é pro­fun­do den­tro de mim o sen­so de não po­der ser re­al­men­te fe­liz sem pra­zer, o pra­zer de lu­tar e ven­cer, mes­mo ten­do mui­tas coi­sas de­se­ja­das por mui­tos: uma apo­sen­ta­do­ria à vis­ta e se­gu­ran­ça! Ali­ás, vi­vo mes­mo à mer­cê do tem­po, do qual não há es­ca­pe. Sei, o tem­po re­sol­ve, sim, qual­quer pro­ble­ma pa­ra os aco­mo­da­dos e lhes co­bra a al­ma co­mo pa­ga­men­to. Di­zem al­guns que na­da me­lhor que um dia após o ou­tro, e es­ta voz fi­ca as­so­pran­do em mi­nha men­te, lem­bran­do-me a aqui­es­cên­cia da mor­te.

Se o Se­nhor es­tá de­se­jo­so de sa­tis­fa­zer mi­nha ne­ces­si­da­de, en­tão me dê o ali­men­to cer­to pa­ra mi­nha fo­me! Não é uma ca­rên­cia fal­sa, sen­ti­men­to des­per­ta­do pe­la so­li­dão na qual es­tou mer­gu­lha­do, ou ex­ci­ta­ção men­tal do me­do, mas um gran­de de­se­jo: ser pre­sen­te­a­do por Deus por al­go que equi­pa­re-se com o vi­gor, a sa­ú­de e a ener­gia vi­tal. To­da­via o tem­po não tem vol­ta, as­sim co­mo meus ini­mi­gos se fo­ram, vou eu tam­bém e irei co­mo ini­mi­go dos ou­tros!

“RE­TRA­TO

Eu não ti­nha es­te ros­to de ho­je,

as­sim cal­mo, as­sim tris­te, as­sim ma­gro,

nem es­tes olhos tão va­zi­os,

nem o lá­bio amar­go.

 

Eu não ti­nha es­tas mãos sem for­ça,

tão pa­ra­das e fri­as e mor­tas;

eu não ti­nha es­te co­ra­ção

que nem se mos­tra.

 

Eu não dei por es­ta mu­dan­ça,

tão sim­ples, tão cer­ta, tão fá­cil:

– Em que es­pe­lho fi­cou per­di­da a mi­nha fa­ce?”

Ce­cí­lia Mei­re­les

 (Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias