Gestantes: praticar exercícios físicos ou não?
Diário da Manhã
Publicado em 6 de maio de 2016 às 03:13 | Atualizado há 9 anosMuitas mulheres que desejam engravidar têm algumas dúvidas constantes: posso praticar exercícios físicos durante a gestação? Qual tipo de exercício não vai prejudicar o crescimento do bebê? Tenho escutado essas preocupações das minhas alunas há alguns anos e nos tempos de blogueiras fitness e grávidas com barrigas mínimas e divididas devemos debater e entender até que ponto o exercício físico é saudável para mãe e o feto.
A prática de exercícios físicos durante o período gestacional trazem inúmeros benefícios, como a redução de complicações, controle de peso, diminuição de dores nas costas, fadiga, inchaço, redução do estresse e depressão, atuando muito na questão social e psicológica, entre vários outros. Mas é importante salientar a necessidade da liberação médica e do acompanhamento de um professor de Educação Física, tanto durante a gravidez quanto no período pós-parto.
Uma das principais dúvidas se refere a qual o melhor momento para a iniciação da prática de exercícios físicos. Sendo praticante ou não, a gestante deve antes de tudo conversar com um médico, obtendo assim a sua liberação. No geral, não é recomendada a prática de exercícios físicos nos três primeiros meses para mulheres sedentárias. Para as mulheres já praticantes, pode-se continuar o treinamento normalmente, fazendo somente pequenas adaptações e não exagerando na intensidade dos exercícios. A prática pode acontecer até o parto, sendo necessária apenas uma redução gradativa da intensidade.
Destaco aqui alguns pontos importantes a serem seguidos: antes de tudo faça uma série de exames para saber quais exercícios físicos você estará apta ou não a praticar; exercício físico feito sob a supervisão de um professor de Educação Física só traz benefícios, não prejudicando de forma alguma o bebê. Basta respeitar seus limites. No período gestacional é recomendado se exercitar pelo menos três vezes por semana. A duração e a intensidade serão definidas pelo professor de Educação Física. Além dos exercícios físicos é importante cuidados com a alimentação. Beba muita água, tenha um cardápio rico em frutas, verduras e alimentos integrais, de preferência seguindo uma dieta criada especificamente para você por um nutricionista.
Exercícios indicados
Primeiramente será preciso definir suas limitações, que sempre devem ser analisadas de forma individual. As atividades que uma gestante pode fazer não necessariamente serão permitidas para outra. Uma análise individualizada será determinante para definirmos o que pode e o que não pode ser feito, como o histórico geral, biótipo e exames médicos. Com esses dados em mãos, o médico e o professor irão definir quais exercícios serão realizados nesse período. No geral, podemos citar a caminhada, corrida adaptada, bike, natação, hidroginástica, pilates, ioga, alongamento e musculação. Lembrando mais uma vez que essas práticas devem ser realizadas dentro das limitações de cada gestante.
Outro questionamento que acho importante ser citado é o fato de esporadicamente aparecerem nas mídias sociais mulheres grávidas praticando exercícios de alta intensidade, mantendo praticamente a mesma rotina de exercícios de antes da gravidez. É importante ficar claro que na maioria dos casos elas são atletas de longa data, possuem um acompanhamento constante de todos os profissionais da área, além, claro, do mais importante: a individualidade. O que é bom e deu certo para ela pode não ser bom e dar certo pra você. Sinceramente na maioria dos casos os resultados são negativos e até mesmo graves. Então não copie o que se vê nas redes sociais sem antes ter o aval de seu médico e seu professor de Educação Física.
Grávidas com barriga definida? Nada mais do que músculos hipertrofiados, conseguidos antes da gravidez. O que houve foi simplesmente uma continuidade na prática de exercícios físicos, mantendo assim boa parte da hipertrofia abdominal adquirida anteriormente.
Quanto ao período pós-parto, geralmente a liberação médica se dá entre 30 e 45 dias após o nascimento do bebê, dependendo basicamente do tipo de parto realizado e da recuperação da mulher. A prática de exercícios ainda deverá tomar alguns cuidados, voltando a rotina normal gradativamente.
(Lucas Vítor, professor de Educação Física e personal trainer)
]]>