Corpo de Bombeiros treina equipe para salvamento de vítimas
Redação
Publicado em 22 de abril de 2016 às 21:24 | Atualizado há 7 diasO Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) realizou nesta terça-feira (19) treinamento de salvamento de vítima em local de difícil acesso.
A simulação ocorreu no Comando de Operações de Defesa Civil (Codec) e mobilizou 10 militares entre apoio de solo e tripulação. A equipe aérea do CBMGO conta com um total de 20 homens.
Durante o treinamento os bombeiros militares executaram técnica de rapel para saída da aeronave e alcançar o local em que supostamente a vítima necessitaria de socorro.
De acordo com o CBMGO, treinamentos mais rigorosos como este fazem parte da rotina de aprimoramento da corporação e ocorrem a cada três meses. Já o aprofundamento de técnicas mais simples acontece diariamente.
As ações exigem dos bombeiros militares a correta e precisa utilização de uma maca tipo envelope e cesto de salvamento conhecido como “McGuire”, ambos ligados por uma corda ao helicóptero da corporação, conhecido como Bombeiro 01.
Segundo a equipe do CBMGO, o trabalho requer sincronismo entre equipes em terra, piloto e tripulantes da aeronave.
Missão
O CBMGO tem como missão primordial a execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado de Goiás.
A corporação teve início em 05 de novembro de 1957, com o deslocamento de onze militares para o curso de formação no CBM de Minas Gerais.
Em 1958 foi criada uma Companhia de Bombeiros e em 1964 foi transformada em Corpo de Bombeiros, com o efetivo de um Batalhão.
Pela Constituição Estadual de 1989, o CBMGO adquiriu autonomia, e passou a dispor de estrutura administrativa e financeira própria.
]]>