José Evaristo dos Santos: esse, sim, tem “Coração
Diário da Manhã
Publicado em 16 de abril de 2016 às 02:14 | Atualizado há 9 anosAlvo de importantes e significativas homenagens ao longo de sua vida, o líder empresarial José Evaristo dos Santos segue com o coração pulsando forte diante do mais simples gesto de reconhecimento ao trabalho que realizou e segue realizando, sobretudo em prol do fortalecimento do comércio no Estado de Goiás. Nesta sexta-feira, 15, Evaristo foi alvo de mais uma homenagem: recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta comenda do Poder Legislativo estadual.
Juntamente com líderes empresariais anapolinos e um pastor evangélico, José Evaristo dos Santos, presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) desde 2004 e com reeleição assegurada até 2018, abriu o seu coração em seu pronunciamento da Tribuna do Parlamento goiano. “Hoje é um desses dias para se dar razão ao autor de ‘O Pequeno Príncipe’, um clássico da literatura mundial, quando ele afirma: “É somente com o coração que se pode ver direito.”
E, depois de agradecer a Deus pelas inúmeras bênçãos recebidas, foi com o coração aberto que prosseguiu discursando: “É justamente assim que me encontro agora, vendo tudo com o coração, ao receber da Assembleia Legislativa de Goiás a Medalha do Mérito Legislativo Dr. Pedro Ludovico Teixeira. Minha família e eu proclamamos nossa gratidão ao me se proporcionada esta que é a mais elevada distinção do Legislativo do meu Estado.”
E o homenageado aproveitou para falou o que pensa não apenas da Assembleia Legislativa de Goiás, mas do Poder Legislativo de modo geral: “Dos poderes constituídos, é o Legislativo a mais legítima voz do povo, o pulmão da democracia, por naturalmente viver mais próximo dos cidadãos, dos quais escuta diariamente as reivindicações, as queixas e os aplausos.”
Com os olhos do coração, seguiu agradecendo: “Por esta homenagem, agradecemos sensibilizados ao deputado Carlos Antonio, que a propôs, amigo e companheiro, cuja marca é o equilíbrio, seriedade, sobriedade e o respeito às normas, leis e as instituições democráticas.” Também fez outro agradecimento: “Ao ex-deputado Daniel Messac de Morais, autor do projeto de lei que me concede esta honraria, nossa gratidão, bem como à Assembleia por tê-lo aprovado por unanimidade.”
José Evaristo, como não poderia deixar de ser, agradeceu a seus familiares e amigos “que, com suas presenças, engrandecem mais ainda este evento, inesquecível em minha memória e, mais ainda, no meu coração”. E enfatizou a importância da honraria recebida: “A Medalha do Mérito Legislativo Dr. Pedro Ludovico Teixeira traz a grandeza e o tamanho daquele que lhe empresta o nome.”
Para quem não sabe, José Evaristo presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia, participa do movimento sindical empresarial, desde 1970, como membro de diretorias do Sindicato do Comércio Varejista e da Fecomércio-GO. No Sindicato do Comércio Varejista foi honrado com o cargo de presidente em sucessivos mandatos, igualmente na Fecomércio-GO. Paralelamente, na Confederação Nacional do Comércio exerce mandato de vice-presidente e cabe-lhe espaço nos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac, presidindo a ambos.
Resumidamente, José Evaristo dos Santos discorreu sobre o trabalho da laboriosa classe que representa, e que contribui pela construção de 62% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, sendo o PIB o somatório de todas as riquezas produzidas no Estado. “O Sistema Fecomércio, Sesc/Senac há mais de 70 anos se confunde com a própria história do desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, enfatizou o líder empresarial. Com toda certeza, uma justa homenagem que entra para os anais da Assembleia Legislativa de Goiás.
(João Nascimento, jornalista e presidente do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás)
]]>