Opinião

José Evaristo dos Santos: esse, sim, tem “Coração

Diário da Manhã

Publicado em 16 de abril de 2016 às 02:14 | Atualizado há 9 anos

Al­vo de im­por­tan­tes e sig­ni­fi­ca­ti­vas ho­me­na­gens ao lon­go de sua vi­da, o lí­der em­pre­sa­ri­al Jo­sé Eva­ris­to dos San­tos se­gue com o co­ra­ção pul­san­do for­te di­an­te do mais sim­ples ges­to de re­co­nhe­ci­men­to ao tra­ba­lho que re­a­li­zou e se­gue re­a­li­zan­do, so­bre­tu­do em prol do for­ta­le­ci­men­to do co­mér­cio no Es­ta­do de Go­i­ás. Nes­ta sex­ta-fei­ra, 15, Eva­ris­to foi al­vo de mais uma ho­me­na­gem: re­ce­beu a Me­da­lha do Mé­ri­to Le­gis­la­ti­vo Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra, a mais al­ta co­men­da do Po­der Le­gis­la­ti­vo es­ta­du­al.

Jun­ta­men­te com lí­de­res em­pre­sa­ri­ais ana­po­li­nos e um pas­tor evan­gé­li­co, Jo­sé Eva­ris­to dos San­tos, pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção do Co­mér­cio do Es­ta­do de Go­i­ás (Fe­co­mér­cio-GO) des­de 2004 e com re­e­lei­ção as­se­gu­ra­da até 2018, abriu o seu co­ra­ção em seu pro­nun­ci­a­men­to da Tri­bu­na do Par­la­men­to go­i­a­no. “Ho­je é um des­ses di­as pa­ra se dar ra­zão ao au­tor de ‘O Pe­que­no Prín­ci­pe’, um clás­si­co da li­te­ra­tu­ra mun­di­al, quan­do ele afir­ma: “É so­men­te com o co­ra­ção que se po­de ver di­rei­to.”

E, de­pois de agra­de­cer a Deus pe­las inú­me­ras bên­çã­os re­ce­bi­das, foi com o co­ra­ção aber­to que pros­se­guiu dis­cur­san­do: “É jus­ta­men­te as­sim que me en­con­tro ago­ra, ven­do tu­do com o co­ra­ção, ao re­ce­ber da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás a Me­da­lha do Mé­ri­to Le­gis­la­ti­vo Dr. Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra. Mi­nha fa­mí­lia e eu pro­cla­ma­mos nos­sa gra­ti­dão ao me se pro­por­ci­o­na­da es­ta que é a mais ele­va­da dis­tin­ção do Le­gis­la­ti­vo do meu Es­ta­do.”

E o ho­me­na­ge­a­do apro­vei­tou pa­ra fa­lou o que pen­sa não ape­nas da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás, mas do Po­der Le­gis­la­ti­vo de mo­do ge­ral: “Dos po­de­res cons­ti­tu­í­dos, é o Le­gis­la­ti­vo a mais le­gí­ti­ma voz do po­vo, o pul­mão da de­mo­cra­cia, por na­tu­ral­men­te vi­ver mais pró­xi­mo dos ci­da­dã­os, dos qua­is es­cu­ta di­a­ria­men­te as rei­vin­di­ca­ções, as quei­xas e os aplau­sos.”

Com os olhos do co­ra­ção, se­guiu agra­de­cen­do: “Por es­ta ho­me­­na­gem, agra­de­ce­mos sen­si­bi­li­za­dos ao de­pu­ta­do Car­los An­to­nio, que a pro­pôs, ami­go e com­pa­nhei­ro, cu­ja mar­ca é o equi­lí­brio, se­ri­e­da­de, so­bri­e­da­de e o res­pei­to às nor­mas, leis e as ins­ti­tu­i­ções de­mo­crá­ti­cas.” Tam­bém fez ou­tro agra­de­ci­men­to: “Ao ex-de­pu­ta­do Da­ni­el Mes­sac de Mo­ra­is, au­tor do pro­je­to de lei que me con­ce­de es­ta hon­ra­ria, nos­sa gra­ti­dão, bem co­mo à As­sem­bleia por tê-lo apro­va­do por una­ni­mi­da­de.”

Jo­sé Eva­ris­to, co­mo não po­de­ria dei­xar de ser, agra­de­ceu a seus fa­mi­lia­res e ami­gos “que, com su­as pre­sen­ças, en­gran­de­cem mais ain­da es­te even­to, ines­que­cí­vel em mi­nha me­mó­ria e, mais ain­da, no meu co­ra­ção”. E en­fa­ti­zou a im­por­tân­cia da hon­ra­ria re­ce­bi­da: “A Me­da­lha do Mé­ri­to Le­gis­la­ti­vo Dr. Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra traz a gran­de­za e o ta­ma­nho da­que­le que lhe em­pres­ta o no­me.”

Pa­ra quem não sa­be, Jo­sé Eva­ris­to pre­si­diu a Câ­ma­ra de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas de Go­i­â­nia, par­ti­ci­pa do mo­vi­men­to sin­di­cal em­pre­sa­ri­al, des­de 1970, co­mo mem­bro de di­re­to­ri­as do Sin­di­ca­to do Co­mér­cio Va­re­jis­ta e da Fe­co­mér­cio-GO. No Sin­di­ca­to do Co­mér­cio Va­re­jis­ta foi hon­ra­do com o car­go de pre­si­den­te em su­ces­si­vos man­da­tos, igual­men­te na Fe­co­mér­cio-GO. Pa­ra­le­la­men­te, na Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal do Co­mér­cio exer­ce man­da­to de vi­ce-pre­si­den­te e ca­be-lhe es­pa­ço nos Con­se­lhos Re­gi­o­nais do Sesc e do Se­nac, pre­si­din­do a am­bos.

Re­su­mi­da­men­te, Jo­sé Eva­ris­to dos San­tos dis­cor­reu so­bre o tra­ba­lho da la­bo­rio­sa clas­se que re­pre­sen­ta, e que con­tri­bui pe­la cons­tru­ção de 62% do Pro­du­to In­ter­no Bru­to (PIB) de Go­i­ás, sen­do o PIB o so­ma­tó­rio de to­das as ri­que­zas pro­du­zi­das no Es­ta­do. “O Sis­te­ma Fe­co­mér­cio, Sesc/Se­nac há mais de 70 anos se con­fun­de com a pró­pria his­tó­ria do de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e so­ci­al do nos­so Es­ta­do”, en­fa­ti­zou o lí­der em­pre­sa­ri­al. Com to­da cer­te­za, uma jus­ta ho­me­na­gem que en­tra pa­ra os anais da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás.

 

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta e pre­si­den­te do Clu­be dos Re­pór­te­res Po­lí­ti­cos de Go­i­ás)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias