Esportes

Caminho do ouro

Redação

Publicado em 15 de abril de 2016 às 02:46 | Atualizado há 9 anos

 Meninas caem em um grupo mais difícil

Estão definidos os grupos do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em sorteio realizado na manhã de ontem, as Seleções Feminina e Masculina do Brasil conheceram seu caminho na busca pelo ouro. As chaves foram definidas durante evento no Estádio Maracanã.

Quem conheceu primeiro os seus adversários foi a Seleção Feminina. No Grupo E da competição, o Brasil enfrentará China, Suécia e África do Sul. A estreia, contra as chinesas, será no dia 3 de agosto, às 16h, no Estádio Nilton Santos. Em seguida, contra as suecas, a partida será às 22h do dia 6 de agosto, no mesmo palco. O time do técnico Vadão fecha a participação da primeira fase em Manaus, no dia 9, contra a África do Sul.

“O sistema no qual o sorteio é conduzido sempre gera grupos equilibrados. A única novidade para nós é a África do Sul, que nunca enfrentei nesses dois anos com a seleção. O futebol africano está crescendo, sempre com força e velocidade. China e Suécia, já conhecemos melhor, pois jogamos muitas vezes contra. A Suécia é uma das favoritas. É um time fortíssimo, candidato a medalha. Mas nos enfrentamos constantemente e temos bastante informação sobre elas”, analisa Oswaldo Alvarez, o Vadão, técnico da Seleção Feminina do Brasil.

Já a Seleção Masculina, que ficou no Grupo A, terá pela frente Iraque, África do Sul e Dinamarca na primeira fase. O primeiro confronto, contra os africanos, será no dia 4 de agosto, em Brasília, às 16h. Na segunda rodada, no dia 7, novamente no Estádio Mané Garrincha, o confronto será às 22h contra os iraquianos. Para fechar, os dinamarqueses, em Salvador, às 22h do dia 10.

“O primeiro jogo sempre tem a adrenalina, o nervosismo da estreia, a pressão por vencer, o fato de jogar em casa, é sempre mais difícil. O Iraque tem uma boa tradição nos Jogos Olímpicos, já se classificou muitas vezes. A Dinamarca foi campeã europeia sub-21 com o time que é a base da seleção olímpica. Vamos respeitar a todos e confiar no trabalho que fizemos nos últimos dois anos”, disse o técnico do Brasil, Dunga, que reforçou seu desejo de contar com força máxima no Rio 2016.

Jogando em casa, o país terá a chance de conquistar pela primeira vez uma medalha de ouro no esporte nos Jogos Olímpicos. Enquanto a seleção masculina tem três pratas e dois bronzes, a equipe feminina já conquistou duas medalhas de prata.

Quatro medalhistas olímpicos brasileiros participaram do sorteio: Ronaldinho Gaúcho (bronze em Pequim 2008) e Aline (prata em Atenas 2004), do futebol, Janeth (prata em Atlanta 1996 e Sydney 2000), do basquetebol, e Maurren Maggi (ouro em Pequim 2008), do atletismo.

 Grupos – Torneio Masculino

  • Grupo A: Brasil, Iraque, África do Sul e Dinamarca
  • Grupo B: Japão, Nigéria, Suécia e Colômbia

  • Grupo C: México, Coreia do Sul, Ilhas Fiji e Alemanha

  • Grupo D: Argentina, Honduras, Portugal e Argélia

 

Grupos – Torneio Feminino

  • Grupo E: Brasil, Suécia, China e África do Sul

  • Grupo F: Alemanha, Austrália, Canadá e Zimbábue

  • Grupo G: Estados Unidos, França, Nova Zelândia e Colômbia
]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias