Vecci propõe mudanças para melhorar o atendimento de saúde pública
Redação
Publicado em 15 de abril de 2016 às 02:22 | Atualizado há 9 anosUm atendimento humanizado nos Cais, Ciams e postos de saúde é o que o goianiense reclama, e com razão, da gestão de sua cidade. Uma recepção acolhedora, a presença do profissional médico nas unidades e a garantia de medicamentos e insumos para atender bem o paciente. Para o pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB), os recursos financeiros para esses serviços básicos na saúde já são garantidos pelo Sistema Único de Saúde, e o que falta para eles oferecerem a qualidade que a população está exigindo é compromisso e determinação do gestor público. “A rede já existe. Há profissionais suficientes e qualificados. Os recursos estão assegurados nos repasses do Ministério da Saúde e no orçamento da Prefeitura de Goiânia. O que está faltando é uma melhor estruturação dos serviços, avançar com as condições de trabalho dos servidores e uma efetiva cobrança de resultados e da qualidade do atendimento por parte da Prefeitura, ” aponta o peessedebista.
A primeira ação, entre várias, que Vecci pretende adotar para acabar com o caos na saúde de Goiânia será implantar uma gestão compartilhada/terceirizada, a exemplo do modelo exitoso dos hospitais de alta complexidade do governo do Estado como HGG, Crer, HDT e Hospital Materno Infantil. “Não abrimos mão da responsabilidade de gerir a saúde. A Prefeitura é o leme, que dá a direção da gestão. O ato de remar, o operacional, pode ser feito diretamente com servidores ou terceirizado com Organizações Sociais ou outro prestador de um bom serviço”, diz o tucano.
Segundo o pré-candidato, a Prefeitura vai avançar para um novo patamar de qualidade na saúde municipal com a implantação de OSs nos Cais e Ciams e Upas, que passarão a funcionar, de fato, 24 horas, todos os dias, com equipe completa e capazes de oferecer um serviço mais humano, eficiente e de melhor qualidade. “Para que isto aconteça, vamos planejar e desburocratizar os procedimentos administrativos, as compras de medicamentos e insumos e vamos acelerar e concluir as obras que estão andando muito devagar ou já estão paradas há muito tempo”, resume o pré-candidato a prefeito de Goiânia. Ele afirmou que a primeira mudança a ser sentida pela população será na prontidão do atendimento. “Não podemos permitir que as pessoas voltem para casa sem resolver seus problemas de saúde, após ficarem esperando horas por um atendimento ou meses por uma data para cirurgia”, concluiu.
Investir na prevenção e em Rede Metropolitana de Saúde
Para diminuir o tempo de espera no atendimento nos Cais e Ciams, Vecci vai investir também no atendimento preventivo, que é feito nos Centros de Saúde da Família e Postos de Saúde, onde as pessoas serão atendidas nas consultas básicas. “A prevenção das doenças é um ponto fundamental. Sabemos que toda família quer cuidar bem de seus filhos e contar com a ajuda de ações preventivas de saúde para evitar que fiquem doentes. O quadro de epidemias que Goiânia apresenta é consequência direta da falta de uma política de prevenção abrangente e eficiente”, alerta o peessedebista.
Nesta direção, o pré-candidato anuncia que sua intenção é aumentar a cobertura das equipes de Saúde da Família. “Com mais equipes de saúde da família atendendo, as pessoas vão procurar menos os Cais e os hospitais, e terão um tratamento preventivo”, resume. Outra modalidade de atendimento que Vecci quer aumentar é o número de consultas marcadas pelo serviço de teleconsulta, conhecido como 0800 para atender a área de Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia.
Também haverá investimento nas especialidades médicas para contratar mais médicos nas áreas de pediatria, neurologia, endocrinologia, urologia e cardiologia. Em outra ponta vai trabalhar para reduzir o tempo de espera de cirurgias eletivas, com uma forte atuação no Programa Nacional de Cirurgias Eletivas.
Vecci propõe ainda a estruturação de uma Rede Integrada Metropolitana de Saúde, que permita a parceria entre todas as secretarias municipais de saúde das cidades da Região Metropolitana de Goiânia, para tornar mais organizado, acessível e rápido o atendimento de quem mora na região. “Os municípios do Entorno de Goiânia precisam de ajuda para atender seus moradores e Goiânia tem a obrigação, de forma solidária, de fazer um pacto com esses municípios para que cada um cumpra sua parte e o atendimento melhore para todos.”
Criador do Vapt-Vupt e de outros programas sociais do governo Marconi, Vecci pretende utilizar toda a sua experiência, competência e preparo como gestor público, para construir em Goiânia uma nova saúde púbica. “Mudar a saúde em Goiânia é um compromisso prioritário que assumimos. Na Prefeitura que queremos, cada cidadão desta cidade vai ter um atendimento em saúde efetivo e de qualidade, garante o pré-candidato”. Vecci pretende visitar os Cais e outras unidades de saúde, ouvindo usuários e funcionários do setor.
]]>