Diabetes em foco
Diário da Manhã
Publicado em 7 de abril de 2016 às 02:53 | Atualizado há 9 anosCerca de 9 milhões de brasileiros são atingidos pela doença que cresce constantemente no mundo.
Comemorado hoje (07), o Dia Mundial da Saúde é celebrado desde 1950. E neste ano de 2016, o tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é diabetes, considerada uma doença endêmica e em constante crescimento no mundo. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Ministério da Saúde revela que 9 milhões de brasileiros têm diabetes, a maioria são mulheres. E hoje será lançado o primeiro relatório internacional sobre a doença.
A data surgiu em 1948, mas foi oficialmente comemorada desde 1950. Diante da preocupação dos integrantes da OMS em manter bem o estado de saúde da população e para alertar os principais problemas que podem atingir a população mundial. De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
O Dia Mundial da Saúde também gera discussões sobre o tema definido a cada ano, de acordo com o nível de prioridade da agenda internacional da OMS. O tema diabetes será discutido durante todo o ano, com atividades e palestras sobre o assunto.
Em Goiânia, a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica promove hoje (07) no Araguaia Shopping, das 10 às 16 horas, evento em comemoração ao Dia Mundial de Saúde e Dia Nacional de Combate à Hipertensão, celebrados entre os dias 7 e 26 de abril, respectivamente.
De acordo com a Suvisa, a ação tem como objetivo sensibilizar à comunidade para adotar hábitos saudáveis de vida e promover práticas e ações em saúde, visando prevenir os riscos quanto às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs), com foco em diabetes, hipertensão e ainda, combate ao Aedes aegypti.
Outro tema que também entrará em debate pela Suvisa é a hipertensão arterial. Na ocasião, servidores irão promover atividades que contemplem práticas corporais, orientações para prevenção e controle do diabetes e hipertensão, alimentação adequada e saudável, não uso de tabaco, prevenção de violência e acidentes de trânsito e saúde do homem.
]]>