Opinião

Codese: o próximo prefeito vai precisar de um bom conselho

Diário da Manhã

Publicado em 5 de abril de 2016 às 03:11 | Atualizado há 9 anos

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Goiás vê com bons olhos a criação do Codese (Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Goiânia), no início tínhamos a impressão que seria um Conselho que representaria os pontos de vistas e os interesses do mercado imobiliário, sem a devida defesa dos direitos da cidade e de seus habitantes.

O Sindicato participou das primeiras reuniões e tem acompanhado o desenrolar  de sua organização. Na realidade o Codese que tem como objetivo planejar, formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento econômico da cidade, é uma união de varias entidades, apartidárias e sem fins lucrativos, que pretendem se transformar numa voz ativa e influente da sociedade civil organizada. O modelo e estrutura foi inspirado no Codem – entidade homônima na cidade de Maringá. A cidade paranaense criou o modelo há 20 anos e obteve com ele inúmeros progressos na organização do município que hoje se destaca de maneira próspera na região e em todo o país. O Codese será a entidade impulsionadora do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, idealizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e impulsionado em Goiás pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-GO) e o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi-GO).

O Conselho conta com 10 Câmaras Técnicas (CTs) para tratar assuntos levantados como fundamentais para o desenvolvimento da Capital, nas seguintes áreas: Logística e Distribuição; Vestuário e Moda; Turismo de Negócios; Polo Educacional; Polo Tecnológico; Social; Negócios Agropecuários; Desenvolvimento Urbano; Melhoria da Gestão Pública e Saúde.

Parcela significativa dos Arquitetos e Urbanistas Goianos defende:

  •  A retomada do Planejamento Urbano realizado em conformidade com o objetivo estratégico da Goiânia do Futuro e atento às suas vocações econômicas.
  •  A modernização da Infraestrutura física e de transportes da cidade, com apoio a projetos de ponta, especialmente na área de comunicações, reestruturação básica do sistema viário, ordenação e melhor fluidez do trânsito e a estruturação do transporte coletivo.
  •  A priorização das áreas de preservação ambiental no planejamento e nos projetos municipais.
  •  Dotar a cidade de uma estrutura administrativa descentralizada, ágil, desburocratizada e eficiente coordenada por Planejamento Estratégico.
  •  Constituir um sistema de Governança Regional, Planejamento Metropolitano Estratégico, com Gestão Democrática e implementação de Projetos Integrados de Plano Diretor Metropolitano.
  •  Desenvolver Políticas, programas e projetos  capazes de promover na área econômica a formação e aperfeiçoamento dos trabalhadores, bem como, a preservação e o aumento da competitividade das empresas.
  •  Na área físico-territorial a universalização da rede de infraestrutura que será levada a todos os bairros.
  •  Implementar o Estatuto das Cidades, em seus instrumentos como o IPTU progressivo, estudo do impacto de vizinhança. Concessão de uso especial entre outros, para reordenação da ocupação territorial e uma nova política urbana socialmente mais justa e ambientalmente sustentável.
  •  Estabelecer políticas de infraestrutura capazes de reorientar o crescimento da cidade e garantir a melhoria nas condições gerais, entre elas: políticas integradas de transporte público e tráfego, saneamento ambiental, recuperação de áreas degradadas, de proteção ambiental e de risco, de equipamentos públicos, desenvolvimento econômico e turismo.

Se o Codese foi criado para ser um instrumento que possa por em prática projetos e programas que atendam estas posições defendidas pelo Sindicato que ele seja bem-vindo.

Na realidade o próximo prefeito vai precisar de um bom Conselho e se possível saber ouvi-lo e por em prática suas sugestões.

 

(Garibaldi Rizzo, arquiteto e urbanista. Presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Goiás, conselheiro Titular do CAU-GO)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias