Esportes

Da Grécia Antiga ao Brasil

Redação

Publicado em 5 de abril de 2016 às 03:10 | Atualizado há 1 semana

 

Saiba um pouco mais sobre o evento e o histórico das Olimpíadas ao longo da História

Entre cinco e vinte e um de agosto deste ano, o Brasil sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, no Rio de Janeiro. A cada quatro anos um País é escolhido para sediar este, que é o maior e mais antigo evento de desporto do mundo. Este ano o Brasil receberá dez mil e quinhentos atletas de duzentos e seis países. Serão disputadas 306 provas de quarenta e dois esportes distintos, sendo 136 femininas, 161 masculinas e apenas nove mistas. Esta é a primeira vez que um País da América Latina sedia uma edição dos Jogos Olímpicos. Estão de volta às competições o Golfe, depois de 112 anos, e o rugby, após 92 anos sem estar incluso nos Jogos Olímpicos.

Serão trinta e dois locais de prova espalhados entre o Maracanã, Deodoro, Barra e Copacabana. Dos 7,5 milhões de ingressos que serão vendidos, metade deles, cerca de 3,8 milhões estão com preços mais acessíveis (até R$ 70). São cerca de 136 mil pessoas envolvidas para a realização deste evento grandioso, entre voluntários e funcionários diretos. As próximas Olimpíadas, em 2020, ocorrerão em Tóquio, Japão.

Há mais de quatro mil e quinhentos anos os gregos já realizavam jogos para homenagear seus deuses, em especial Zeus, o principal deus do Olimpo. Mas foi só em 776 a.C., na cidade de Olímpia, que os Jogos Olímpicos, semelhantes aos que conhecemos hoje, foram realizados pela primeira vez. Era este, além de um ato religioso, um ato político, pois visava estabelecer boas relações entre todas as cidades-Estado envolvidas na competição. Uma curiosidade meio boba até, suponho que a maioria saiba, é que cada uma das cinco argolas que formam a Bandeira Olímpica representa um continente (azul, Europa; amarela, Ásia; preta, África; verde, Oceania; e vermelha, América).

Quando Roma invade e domina a Grécia, o Imperador Romano Teodósio I, após converter-se ao cristianismo em 392 d.C., proíbe qualquer manifestação politeísta dos gregos, incluindo as Olimpíadas, que só seriam retomadas no século XIX por iniciativa do francês Pierre de Fredy.

Curiosidades Olímpicas

O Brasil nas Olimpíadas

Na história dos Jogos Olímpicos o Brasil já conquistou 111 medalhas, configurando no 36º lugar, no ranking mundial, sendo 23 de ouro, 34 de prata e 54 de bronze. Os esportes que mais renderam medalhas ao Brasil foram o voleibol com 20 medalhas, o judô com 19 e a vela com 17 medalhas, seis das 17 medalhas da vela são de ouro, 3 de prata e 8 de bronze. Nas Olimpíadas de 2012 o judô foi o que mais trouxe medalhas para casa. 1996 e 2008 foram os melhores anos para o Brasil nas competições, levando para casa 15 medalhas entre ouro, prata e bonze, nas duas ocasiões. Mas foi em 2004 que o Brasil faturou o maior numero de medalhas de ouro, cinco no total. As únicas três medalhas que o Comitê Olímpico brasileiro tem na categoria tiro foram conquistadas nas Olimpíadas de Antuérpia, de 1920, a primeira em que participamos. Guilherme Paraense foi o primeiro atleta brasileiro a trazer uma medalha de ouro para casa.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias