Opinião

Segurança pública x criminalidade: planejamento, ações e dedicação

Diário da Manhã

Publicado em 29 de fevereiro de 2016 às 23:15 | Atualizado há 9 anos

A segurança pública tem sido uma das maiores preocupações dos brasileiros, em Goiás não está sendo diferente. Embora seja um assunto por demais debatido, sempre é bom que referenciemos sobre dispositivos constitucionais que tratam da segurança pública.
É importante para que se mostre que a segurança pública não é um trabalho unicamente das polícias, mas de um conjunto de setores que forma um sistema que deve trabalhar harmonicamente sob pena de nunca se chegar a soluções que satisfaçam a população em geral.
A Carta Cidadã aduz no caput do art. 144 da Constituição Federal: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos”: I – polícia federal; II – polícia rodoviária federal; III – polícia ferroviária federal; IV – polícias civis; V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Ao atribuir a segurança pública como responsabilidade de todos, o legislador tirou das polícias em geral a obrigação de serem estas os únicos órgãos com atribuições pertinentes à área. Embora, a Polícia Militar de Goiás tem para si total responsabilidade e isso vem sendo demonstrado.
Desta forma, apesar de um direito, a segurança pública é, também, uma responsabilidade de todo e qualquer cidadão, ou seja, todos devem assumir seus compromissos para com ela e atuarem de forma efetiva.
Destaco e agradeço a política de segurança desenvolvida pelo ex -secretário de Segurança Pública Joaquim Mesquita e toda a equipe que trabalhou diuturnamente a favor de todos os goianos.
Sabemos que a Polícia Militar de Goiás é a mais atuante do Brasil, nos da segurança e contribui efetivamente para a segurança no Estado, no policiamento ostensivo com presteza. Aqui abro um parágrafo para ressaltar o magnífico trabalho desenvolvido pelo ilustre coronel Silvio Benedito.
No dia 25 de março de 2013 fomos agraciados por um profissional altamente preparado, comprometido e que realmente valorizou a sua família PMGO. O seu papel à frente dessa gloriosa corporação trouxe resultados plausíveis no sentido de alcançar diversos avanços e conquistas na área de valorização da sociedade implantando a polícia comunitária, além de reconhecimento profissional efetuando milhares de promoções.
Nós comemoramos muito, falo em especial de minha cidade, Aparecida de Goiânia, que está preparada para o combate ao crime de maior ou menor potencial ofensivo. A contribuição para o crescimento e desenvolvimento da cidade é fundamental, unir forças, buscar idéias, projetos, demandas da população é uma forma de unir forças para de fato contribuir. Obrigado a vocês que desempenharam papel significativo em nossa história.
Dessa forma, Goiás vem se destacando exemplo são as novas ações da PM GO como o inovador Quartel na Praça projeto que atende de perto toda a comunidade, as forças policias vem até o povo.
Colégio Militar é exemplo no que tange a educação, cidadania, entram meninos e saem homens fortes e de bem, educação qualificada e acima de tudo respeito a hierarquia.
Com a inauguração do 39º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás no Jardim Olímpico em Aparecida de Goiânia foi eternizada a historia de um dos maiores líderes da região Geraldo Padeiro, graças à Polícia Militar do Estado de Goiás.
É uma conquista de toda a comunidade, e de contribuir com a segurança local, vai abrigar seus policiais para otimizar seus trabalhos. Servir a comunidade com presteza, exemplo são as especializadas Graer, CPE, Rotam, Giro e Ambiental.
Isto para nós e motivo de alegria, trabalho, competência e reconhecimento a aqueles que prestam serviço diuturnamente por nossa querida cidade em especial.
Agora, mais uma vez, a Segurança Pública de nosso Estado é destaque, friso pelo trabalho que desenvolveu e pelo trabalho que vem desenvolvendo com o atual secretário de Segurança Pública e vice-governador José Eliton e equipe.
É fundamental o chamado policiamento ostensivo modalidade de exercício da atividade policial, desenvolvida intencionalmente. O trabalho é direto à população, pelo uso, de viaturas nos bairros, ronda policial e ações voltadas para a segurança local com a comunidade.
A força tarefa que assola o Estado é resultado do clamor social, mas também da modernização do Estado de Goiás, pela otimização de todos os serviços, verdadeira prestação de contas a sociedade.
Os policiais militares e civis a cada dia trabalham mais próximos da comunidade, unidos de forma a identificar problemas da comunidade e priorizar ações para solucioná-los com o objetivo de reduzir a criminalidade.
É fundamental essa ação, pois quando se fala que vivemos em um Estado democrático, verificamos que a filosofia de polícia comunitária é a que mais se adéqua à nossa realidade, além das forças tarefas atribuídas ao conjunto segurança pública.
Destacamos outras funções como garantir a segurança interna de estabelecimentos penais do Estado, dentre as principais responsabilidades do time segurança pública podemos citar: possuir zelo pelo nome da instituição, cumprir e fazer com que as leis sejam cumpridas, as ordens, instruções e os regulamentos, sendo um profissional íntegro, leal e eficaz na hora de cumprir as funções que dizem respeito ao seu cargo, e zelar pela disciplina.
As mudanças foram realizadas dentro do espírito de renovação, espírito de levar as tropas às ruas e buscar congregar uma vontade de enfrentar os problemas, sabendo das dificuldades que existem e da falta de contingente atualmente.
A troca na cúpula da polícia goiana é mais uma estratégia da pasta para corresponder a missão dada pelo governador Marconi Perillo (PSDB) no combate à violência e criminalidade no Estado.
Nós acreditamos e torcemos, nós cidadãos estamos de pronto e atentos as mudanças positivas, tudo vale a pena para lutarmos juntos a favor do Estado de Goiás.
A Secretaria de Segurança Pública têm como meta atender diretamente, e no caso com o máximo de urgência, uma das grandes inquietações vividas pela população atualmente: a segurança.
Juntos somos fortes, unidos somos imbatíveis, como representante classista estou a disposição para somar forças, lutando também antes de tudo em favor de mais segurança aos nossos comerciantes e empreendedores.
Finalizo com a sábia frase do amigo coronel Silvio Benedito: “Um homem sem gratidão é um homem sem caráter.” Nós somos gratos ao Governo de Goiás, desejamos boa sorte ao novos componentes da Segurança Pública em Goiás e desejamos um Goiás em paz com suas famílias e sendo exemplo para os demais.

(Maione Padeiro é presidente da Aciag jovem e membro do fórum jovem)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias