Opinião

Excesso de catastrofismo ambiental

Diário da Manhã

Publicado em 5 de fevereiro de 2016 às 22:49 | Atualizado há 9 anos

Difícil um mestrando em Direito Ambiental tratar o meio ambiente sem paixão. Mas, nestas linhas, estarei focado em apresentar dados que clamam por socorro. A intenção é expor que as autoridades internacionais têm falhado, cabendo aos cidadãos do mundo exigir punições das pessoas jurídicas, bem como, a extinção da empresa que for reincidente na prática de crime ambiental.

Não é excesso de catastrofismo. Cada ano é mais quente que o anterior, antecipando a tendência geral bem conhecida do aumento da temperatura da Terra. Numa análise sobre a cobertura do gelo, o aquecimento dos oceanos, o aumento dos níveis do mar e as concentrações de gases de efeito estufa, todos são fatores relacionados entre si e, especialmente, com a mudança climática. Destaco 14 grandes eventos climáticos relacionados com o aquecimento global que talvez te deixem sem sono, liguem os fatos e vejam a sequência de desastres que você tomou ciência nos últimos três anos:

1) Tufão Haiyan , uma das tempestades mais fortes que atingiram as Filipinas;

2) Austrália registrou seu ano mais quente com ondas de calor insuportáveis;

3) Segundo ano recorde para a Argentina e o terceiro para a Nova Zelândia;

4) Ar polar frio em várias partes da Europa e no sudeste dos Estados Unidos;

5) Angola, Botswana e Namíbia amargando uma seca severa;

6) Fortes chuvas de monção que caem na fronteira entre a Índia e o Nepal, causa de inundações;

7) As fortes chuvas e inundações também no Nordeste da China, Rússia, Sudão e na Somália;

8) Grande seca no sul da China;

9) Brasil, nordeste com a pior seca em 50 anos e rios secaram por todo o país provocando racionamento de água;

10) O maior tornado já visto pela humanidade marcou El Reno, Oklahoma (EUA);

11) Chuvas extremas, causando graves inundações na região alpina da Europa e na Áustria, República Checa, Alemanha, Polónia e Suíça;

12) Israel, Jordânia e Síria afetados pela queda de neve sem precedentes na história;

13) As concentrações de gases de efeito estufa e o aumento do nível dos oceanos com níveis recordes por todo o planeta;

14) A extensão do gelo do mar da Antártida com o recorde máximo diário em toda história.

Basta considerar que 13 dos 14 anos mais quentes já registrados na história do homem ocorreram no século 21. Os números falam por si. Em 2013, a temperatura da superfície da Terra e dos oceanos estavam em uma média de 0,5 graus acima da média calculada para o período 1961-1990 e até o final de 2100 as temperaturas atuais podem aumentar em ainda +4°C. A bem da verdade, o aquecimento global continua inabalável. Os resultados estão aí para todos chamarem o problema para si, já que o desastre ambiental bate em nossas portas.

Entenda que fenômenos como erupções vulcânicas ou eventos como o El Niño e La Niña são naturais e ajudam a moldar o nosso clima, influenciando na temperatura ou causando desastres, secas e inundações que ocorrem naturalmente. Entretanto, os eventos extremos foram resultados das mudanças climáticas induzidas pelo homem. No ano que passou assistimos a todos estes eventos em maneira mais abundantes que o normal, ondas de calor mais intensas e maiores danos causados pelas tempestades e inundações costeiras devido à subida do nível do mar. Os gases de efeito estufa estão em níveis recordes e isto significa que a nossa atmosfera e os oceanos continuarão a aquecer ainda mais ao longo dos séculos. Te convido a fazer sua parte, reagir. Pena que as leis da física não são negociáveis, fica a mensagem que é muito nunca para uma vida tão curta, clamamos por mais cor, por favor.

 

(Eduardo Paixão Caetano, professor de Ciências Criminais e delegado de Polícia Judiciária Civil, mestrando em Direito Ambiental, especialista em Direito Público, pós-graduado em Direitos Difusos e Coletivos em Segurança Pública, especialista em Direito Penal e com certificação de MBA Executivo em Negócios Financeiros)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias