Estudantes ocupam nova escola: secundaristas reformam unidades
Welliton Carlos da Silva
Publicado em 24 de janeiro de 2016 às 22:47 | Atualizado há 9 anosO Colégio Estadual Rui Barbosa, localizado na Vila Alzira, em Aparecida de Goiânia, também foi ocupado pelos estudantes que protestam contra a gestão da iniciativa privada nas escolas públicas.
Após as ocupações, as escolas passaram a ter agitada agenda de eventos, com shows, oficinas de teatro e arte.
Aulas para provas do Enem e encontros para debater a qualidade do ensino público no país também tomaram conta dos dias e noites dos estudantes que pedem ao governo uma discussão mais profunda e dialógica quanto ao modelo que pretende adotar.
No sábado, por exemplo, a banda punk Senores e artistas do rap regional cantaram na Ocupação Cecília Meirelles.
A ocupação da nova escola, localizada na Vila Alzira, aconteceu na noite de sábado, 23.
Goiás tem hoje 27 escolas ocupadas por estudantes que questionam a implantação da gestão de Organizações Sociais (OS) na educação de Goiás.
CRÍTICAS
O modelo é criticado principalmente pela introdução de empresas privadas na condução pedagógica das escolas, modelo em que o Estado repassará recursos diretamente para empresas.
O modelo de OS’s foi testado em Pernambuco entre 2004 e 2007, mas foi suspenso pelo ex-governador Eduardo Campos.
Os estudantes dizem que uma das escolas ocupadas já estava fechada pelo Governo de Goiás.
As ocupações ocorrem em várias cidades de Goiás, caso de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Cidade de Goiás e São Luís de Montes Belos.
É a maior ocupação da história dos movimentos estudantis. A Justiça de Goiás ordenou a reintegração de posse de 11 das 24 escolas estaduais, mas cabe recursos das decisões.
No Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo, no setor jardim Nova Esperança, a resposta à proposta de terceirização teve resposta: os próprios estudantes iniciaram recuperação da unidade, com pintura e recuperação de mobiliário estragado.
O Governo de Goiás alega que a gestão por OS não significa terceirização e garante que fará a mudança para melhor, tendo em vista a qualidade do ensino.
]]>