Opinião

Sobre as quatro estações

Diário da Manhã

Publicado em 21 de janeiro de 2016 às 22:14 | Atualizado há 9 anos

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1 Assim como na natureza, nossa vida espiritual também passa pelo crivo das estações de Deus. Naturalmente falando, as estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano (outono, inverno, primavera e verão) . Da mesma forma, Deus traz ao longo de nossa vida vários tipos de mudanças e transformações: na vida, na saúde, no caráter, no humor, no amor; em fim, em todos os aspectos de nossa vida, para que possamos analisar, ver e vivenciar que da mesma forma que as estações do ano mexem com todo o planeta, alterando comportamentos, plantações e mexendo literalmente com todo tipo de vida existente desde o microscópico ao macroscópico, assim os tempos de Deus (estações espirituais) mexem conosco, com nossa vida, a fim de nos ensinar a sermos pessoas melhores, para nós mesmos, nossos familiares, nossa sociedade e nosso planeta.

Aprendamos então com as estações naturais e tiremos dela os ensinamentos de Deus para nossa vida. A primeira estação do ano é chamada Outono e ocorre entre os dias 21 de março a 21 de junho, do latim: autumno. Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam cobertos de folhas de todos os tamanhos e cores. Curiosamente, e não por acaso, lá nos países do hemisfério norte, eles precisam se preparar para o inverno que está chegando. É necessário armazenar bastante comida para que nada venha faltar. Espiritualmente falando, outono é tempo de colheita, de paz, de alegria, de lindos passeios por praças e jardins. A advertência fica a cargo da responsabilidade de administrar bem as dádivas e presentes que Deus tem nos dado, pois o inverno está chegando.

A Segunda estação do ano é o Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro, Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal. Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. Veja bem, tempo de hibernar, estar parado, não no sentido de não se fazer nada, porem no sentido de se observar, estar atento a tudo, e vigilantes em todas as situações, vigilantes sempre. Estação mais fria que dizer tempo de dificuldades; de se estar protegido, tempo de dias curtos. Então na noite que é maior durante o inverno, devemos vigiar. Pois na escuridão não se enxerga bem e anda-se tateando.

A terceira estação é a Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro. Do latim: primo vere, no começo do verão. Essa é a estação mais florida do ano. Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão. Com o fim do inverno, os dias voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca do néctar que as flores possuem. A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável. Com a primavera aprendemos a apreciar as belezas de Deus em nossas vidas, o colorido das flores fala das belas cores de nossas vidas, pássaros, abelhas, flores, jardins, em fim, na primavera tudo está muito bonito e alegre, é um período de desfrutar das bênçãos e maravilhas do Senhor em nossas vidas. Fica a advertência de que o verão está chegando e as coisas podem e serão “quentes”. Devemos então nos preparar para a estação do calor em nossas vidas.

A quarta e última estação é o Verão: De 21 de dezembro a 21 de março. Do latim vulgar: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral. Com a chegada do verão, chega à estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. As árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. O céu, ás vezes, fica nublado com pesadas nuvens, que são o resultado do acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor. O verão é uma estação muito quente com dias longos. Podemos aprender com esta estação que há um período, um tempo em que as coisas não estarão fácies, pois no verão, empreendemos mais esforço físico para trabalhar, nos desgastamos mais em nossas atividades diárias, nos estressamos mais por causa do calor, no transito, nas escolas, em casa. O céu nublado representa noticias ruins, dias ruins e tarefas difíceis, porem nunca impossíveis.

Aprendamos então que assim como o Senhor traz sobre a terra quatro tempos climáticos para nosso conforto, alegria, suprimento e ensinamentos, Ele também traz sobre nossas vidas, quatro tempos espirituais para nosso ensino, repreensão e edificação. Não importa se você está passando pelo outono de Deus: tempo de frutos maduros, colheita farta e jardins lindos, ou se você se encontra no inverno frio, sem graça, aonde devemos nos recolher em casa para proteger-nos do frio que congela e mata. Talvez e ainda você se encontre na mais linda primavera que Deus já possa ter proporcionado a alguém: Tudo é lindo nesse momento, tudo é colorido, florido e os pássaros ainda cantam lindas sinfonias para seu desfrute e prazer. Finalmente, talvez as coisas não estejam muito bem, a temperatura de tudo pode estar fora de controle, tempo quente em casa, na família, no casamento, nos negócios, no amor. Muito calor que dificulta o andar e o trabalhar, talvez seja verão em sua vida e você não esteja se adaptando muito bem a ele.

De tudo isso e disso tudo, aprendemos que não importa muito qual a estação que estejamos vivendo ou passando por ela, pois elas sempre virão, é o próprio Senhor que as determina, lembra? (há um tempo determinado por Deus para todas as coisas – Eclesiastes 3:1). O que importa mesmo é como vou me comportar em cada tempo (estação) que o Senhor trouxer sobre mim, o outono tem fartura de mantimentos e provisões, porem antecede o inverno: tempo de escassez. O inverno é frio e congelante, sem graça, tempo de coisas difíceis, porém antecede a primavera, tempo de alegria, paz, felicidades e beleza. A primavera por sua vez é linda e maravilhosa, colorida e florida, porem anuncia o verão, tempo de calor e dificuldades em laborar. Não importa onde estamos, em qual estação estamos passando, o que importa é que com a alegria do Senhor em nossos corações, outono, inverno, primavera e verão, são tempos de Deus para nossas vidas.

Que o Senhor de todas as estações e de todas as almas desse planeta maravilhoso chamado terra esteja com você em cada passo e em cada estação pela qual Ele mesmo te levar. Que a graça de Deus te conduza aos pastos verdes e as águas tranquilas.Que a paz vos seja multiplicada.

 

(Ricardo David, graduado em Gestão de Trânsito (UEG-Goiás), pós-graduando em Docência e Gestão do Ensino Superior (UniEstacio-Goias), funcionário público municipal)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias