Cida Garcêz continuará na luta por melhorias no transporte coletivo
Redação
Publicado em 8 de janeiro de 2016 às 21:52 | Atualizado há 9 anosTerminado 2015, a vereadora Cida Garcêz avalia que o ano foi de vitórias em suas lutas empreendidas. Entre as principais matérias aprovadas em 2015 está à lei 9.665/15, que permite os ônibus que circulam na Capital fazerem o desembarque dos passageiros em qualquer local desde que obedecido o trajeto da linha.
Essa matéria encontrou resistência para ser sancionada e depois de aprovada na Câmara de Vereadores foi vetada pelo Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT). No entanto, os vereadores por unanimidade derrubaram o veto e a lei foi sancionada no fim de novembro do ano passado. Pela lei, entre às 23 horas e 4h30, os passageiros podem desembarcar em qualquer local do itinerário do ônibus, basta indicar o local da parada.
“É uma lei que favorece a segurança dos usuários, principalmente, daqueles que estão retornando para casa depois da faculdade ou do trabalho no fim da noite. Inclusive, realizamos um trabalho intenso de divulgação desse direito. Fomos para porta de universidades e terminais a noite para distribuir panfletos informando sobre a lei e para que os passageiros façam valer seus direitos”, explica Cida Garcêz.
Ainda na área de transporte coletivo, a parlamentar já busca atuação para 2016. Projeto que está em tramitação na Câmara de Vereadores prevê que mudanças de trajetos ou retirada de linhas sejam comunicadas à população com 45 dias de antecedência à implantação das medidas. O projeto foi construído depois que alterações nas linhas da Região Oeste em setembro geraram revolta e vandalismo. Ônibus do Eixo Anhanguera foram queimados e depredados. Os prejuízos passaram dos R$ 8 milhões.
Desde 2004 atuando como parlamentar na Câmara de Vereadores de Goiânia, Cida Garcêz avalia que tem histórico de apresentar projetos que geram repercussão e efeito positivo para a população. A lei de parque e lagos, por exemplo, permite a celebração de Parceira Público Privada (PPP) entre a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e o setor privado para promover a revitalização e recuperação de parques, lagos e córregos de Goiânia localizados em regiões estratégicas, como os parques Flamboyant e Vaca Brava.
Outro trabalho por Goiânia e que a vereadora também faz questão de ressaltar é a luta pela implantação do Programa da Coleta Seletiva na Capital. O programa iniciou em 2009 na gestão do prefeito Iris Rezende (PMDB). Para Cida Garcêz, a iniciativa era urgente para uma cidade do porte de Goiânia. A iniciativa foi importante porque além de separar o material que pode ser reciclado para livrar a natureza de receber isso como lixo, também foi importante para cooperativas de catadores de lixo, que recebe esse material para reciclagem.
Ainda na área do meio ambiente, a parlamentar diz que outro projeto que irá lutar pela aprovação em 2016 é o que prevê a substituição de sacolas plásticas pelas de material biodegradável. O projeto encontra resistência de alguns vereadores que sofrem pressão de determinados seguimentos empresarias para que barrem o projeto. No entanto, a vereadora destaca que será uma de suas batalhas para 2016.
]]>