Mineradora irresponsável
Diário da Manhã
Publicado em 11 de novembro de 2015 às 21:36 | Atualizado há 1 semanaSaldo da irresponsabilidade: uma pessoa morta, 19 desaparecidas, centenas de desabrigados, um distrito como de Bento Rodrigues, literalmente debaixo dos destroços, da lama, e mais cinco vilarejos também prejudicados. E irreparável agressão ao meio ambiente! É o que restou desta triste história do rompimento das barragens do Fundão e Santarém, da relapsa mineradora Samarco, em Minas Gerais. Como pode uma mineradora do porte da Samarco, que tem como controladoras a Vale S/A, e a australiana BHP Billiton, com peso importante no PIB do nosso País, não tenham tomado medidas de prevenção contra um possível rompimento destas citadas barragens, já que, uma instituição sem fins lucrativos com a Pristino, em 2013, já alertava para o risco de rompimento?!… Tampouco uma mísera sirene de alerta foi instalada, que no caso teria evitado a perda de vidas de funcionários e moradores deste distrito?! Será que esta empresa preferiu apostar no berço esplêndido da impunidade instalada neste País?!… E de não se importar com a indignação do povo brasileiro e deste momento difícil por que passam estas famílias e economia da região?!… A mineradora Samarco, assim como seus diretores, precisa ser duramente penalizada por mais este desastre anunciado do rompimento destas barreiras…
(Paulo Panossian, via e-mail)
Mude por nós, Argentina!
Argentina! Mostre a nós todos, sul americanos, que é possível nos livrarmos do populismo, da corrupção, da arrogância, da derrocada na Economia e do atraso no desenvolvimento social.
Argentinos, mostrem-nos que é possível sim voltar a ser aquele país que nós brasileiros tanto invejávamos como o único de primeiro mundo na América Latina. Dêem a vitória à oposição, dêem o exemplo nos fazendo ver que ainda haverá esperanças de seguirmos o rumo do Chile, do Peru, até do Paraguai e da Colombia. Precisamos caminhar na direção oposta a estes governantes de mentalidade curta e corrupta que estão delapidando o patrimônio dos nossos países governados por gente despreparada e gananciosa que enriquece às custas do dinheiro do povo e que faz o diabo para se manter no poder com este papo de justiça social que só faz aumentar a pobreza. Sem dó nem piedade, levam nossas finanças a uma desordem de difícil superação que nos comprometerá por gerações, roubando especialmente dos mais jovens qualquer perspectiva de futuro. Se isto não mudar, seguiremos todos, de crise em crise, em meio a uma corrupção desvairada e aparelhamento do estado, de tal sorte que as instituições estarão comprometidas e com isso, o que restará da democracia? Não queremos que nosso destino seja o mesmo da Venezuela.
Argentina, traga-nos a esperança de volta.
(Eliana França Leme, via e-mail)
Ministro da justiça cobra rigor contra caminhoneiros
Prezado senhor editor; considero inoportuna e autoritária a declaração do ministro José Eduardo Cardozo exigindo punição rigorosa aos caminhoneiros grevistas que exercem um direito constitucional de forma pacífica e ordeira e não dizendo uma só palavra sobre o desastre gravíssimo de Mariana MG. Na condição de filho e neto de caminhoneiros, conheço as histórias das estradas e já testemunhei diversas injustiças contra esse trabalhador totalmente desamparado de apoio governamental, sofrendo achaques, assaltos e até maus tratos nas empresas, só lembrado nos boletos dos sindicatos ou nas cobranças dos impostos. Somente o presidente Juscelino Kubitschek incentivou o transporte rodoviário e valorizou o profissional do volante, desde então só dificultam o exercício da profissão e oneram os empresários. Felizmente as novas tecnologias permitem aos caminhoneiros estarem sempre unidos para lutarem por seus direitos.
(Daniel Marques, via e-mail)
]]>