Sustentabilidade: do conceito à prática
Redação
Publicado em 29 de setembro de 2015 às 01:37 | Atualizado há 9 anosPor Nelcivone Melo
Não é por acaso que a Prefeitura de Goiânia vez ou outra se insere na discussão a respeito da sustentabilidade no Brasil e no mundo. Também não foi por acaso que o Prefeito Paulo Garcia foi à Roma (Itália), em julho deste ano, para tratar do assunto juntamente com outros prefeitos de todas as partes do mundo, à convite do papa Francisco.
Temos visto a cada dia o município de Goiânia se destacando neste cenário pelas práticas que a administração vem empreendendo na Capital, visando sempre o desenvolvimento sustentável da cidade aliado à melhoria da qualidade de vida da população e na execução de práticas modernas de gerenciamento dessas ações. Neste sentido, são vários os exemplos a serem dados: a execução do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama); a construção de ciclovias na cidade, como uma forma alternativa de transporte individual sem poluentes; a recuperação das nascentes e proteção das margens dos cursos hídricos; o constante plantio de mudas de árvores nativas do Cerrado, contribuindo ainda mais para que a cidade seja o Cartão Postal verde do País.
Nos próximos dias 29 e 30, o Prefeito Paulo Garcia volta a discutir o tema com representantes de outros países da América Latina e Caribe, à convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Trata-se do evento Semana Cidades: como melhorar a vida nas cidades através da inovação?, que será realizado na sede do Banco em Washington e que prevê uma série de reuniões e eventos dedicados a refletir sobre o progresso alcançado durante os primeiros cinco anos da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES). O objetivo do evento é promover um momento de discussão e troca de experiências sobre gestão e desenvolvimento urbano e compartilhar soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas cidades, sempre considerando as ações de sustentabilidade. Goiânia foi a primeira cidade brasileira a integrar a ICES, quando em 2011 foram escolhidas cinco cidades piloto e hoje já são 55 cidades de vários países e a meta do BID é chegar a 100 cidades da América Latina e Caribe.
Paulo Garcia e comitiva participarão de dois dias de discussão: o Demand Solutions, no dia 29, momento em que empresas convidadas apresentarão produtos e projetos inovadores para a sustentabilidade, a qualidade de vida, a inclusão e a produtividade nas cidades. Já no dia 30, acontece o Fórum de Prefeitos da América Latina e Caribe 2015, que irá apresentar os resultados dos primeiros cinco anos da ICES, a plataforma de informações e os passos futuros.
Goiânia desenvolve diversos projetos e ações com financiamento do BID, dentre eles, o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, que visa solucionar problemas sociais e ambientais resultantes da ocupação desordenada ao longo do Córrego Macambira e do Ribeirão Anicuns. Para isso, serão construídos o Parque Linear Macambira Anicuns, com 24 km de extensão e dois Parques Ambientais Urbanos: o Parque Macambira, situado no Bairro Faiçalville e o Parque da Pedreira, situado no Jardim Petrópolis, na encosta do Morro do Mendanha. O conjunto de obras prevê diversas ações que visam à recuperação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população. No que diz respeito à sustentabilidade, estão sendo ralizados serviços de proteção de margens; proteção de nascentes; enriquecimento arbóreo; instalação de ecopontos; entre outros. O Programa ainda prevê recomposição florística de Áreas de Preservação Permanente (APPs) com o plantio de mais de 120 mil mudas de espécies nativas do Cerrado, sendo mais de 20 mil somente no primeiro trecho em andamento.
Outra ação do Programa em que a sustentabilidade é um ponto forte é a construção de mais de 50 km de ciclovias, que irão circundar os parques previstos. Somente nesta primeira etapa está sendo executado cerca de 20 km de ciclovias e pistas de caminhada com a implantação de 27 bicicletários ao longo do trecho em obras.
Entre os projetos desenvolvidos pela Plataforma ICES se destacam o Programa de Governança para Resultados, que prevê a criação de indicadores que permitem medir o avanço das ações propostas, definir as metas que se deseja alcançar e, periodicamente, avaliar o que precisa ser melhorado na Administração Municipal e o Centro Integrado de Operações e Controle (IOCC), que é um Centro de Gestão Integrada com sensores conectados que monitoram a situação da cidade de Goiânia em tempo real – câmeras de vídeo, pluviômetros, detectores de veículos e outros – com o objetivo de tornar mais ágeis as ações da Prefeitura em áreas como mobilidade urbana, segurança e desastres naturais.
Todos esses projetos e programas têm a finalidade de melhorar a qualidade de vida no Município, nas dimensões de sustentabilidade ambiental, urbana, fiscal e de governabilidade. Ações do projeto de desenvolvimento urbano sustentável que está em implantação em Goiânia e que coloca a Capital de Goiás no rol das cidades bem-sucedidas em desenvolvimento socioeconômico aliado à preservação ambiental.
Nelcivone Melo é Coordenador Geral das Unidades de Projetos Especiais da Prefeitura de Goiânia.
]]>