Opinião

Pai, meu exemplo de ser humano

Redação

Publicado em 11 de agosto de 2015 às 22:01 | Atualizado há 9 anos

Imagine um homem movido pela coragem, que enfrentou desafios ousados, correu em busca dos seus sonhos e fez história em Goiás com uma trajetória empreendedora na área de mineração. Imagine um homem de caráter íntegro, cheio de valores éticos e morais, que teve a honestidade como uma de suas maiores virtudes. Esse homem é o meu pai, José Vitti, a quem eu tenho o maior amor e gratidão por tudo que me ensinou até hoje. Sempre foi, é e será o meu maior exemplo de ser humano, o meu grande orgulho.

Por 89 anos, ele foi inspiração para muitos aqui na Terra. Dedicou toda sua vida ao trabalho árduo e plantou sementes que jamais se apagarão da história de modernidade da nossa agricultura. Empreendedor e com uma visão de futuro que somente é dada aos predestinados, me orgulho de dizer que meu pai foi um homem à frente de seu tempo. Ele construiu uma carreira de sucesso moendo pedras. Iniciou sua epopeia em plena segunda guerra mundial, quando todos se recolhiam sob a sombra do medo e da incerteza. Um visionário que com ousadia, humildade e muita determinação, atravessou o Atlântico em busca de aprendizado nos Estados Unidos sobre o uso do calcário na agricultura.

Natural de São Paulo, acreditou em Goiás e decidiu aqui dar início aos seus empreendimentos e à sua carreira. Gerou centenas de empregos diretos e indiretos, recolheu impostos, promoveu a prosperidade e aplicou nas terras goyazes, todo o fruto do seu labor. Tem uma história de bravura e pioneirismo comparável a grandes bandeirantes que chegaram ao nosso estado.

Com ele aprendi valores nobres que jamais aprenderia em outro lugar. Foi ele que me colocou no trabalho ainda bem jovem, que me fez entender o valor das coisas e que nunca me deu nada sem que eu fizesse por merecer. Ele era o tipo de pai que ensinou, desde criança, que é com o suor do trabalho que eu me tornaria uma pessoa digna e de princípios semelhantes aos seus.

Quando ingressei na vida pública, ele ficou pensativo, cheguei a pensar que não teria o seu apoio, já que a política nunca foi uma de suas predileções. Mas então, mais uma vez me surpreendi. Ele sempre esteve ao meu lado em todos os momentos da minha vida. Dessa vez não foi diferente. Ele caminhou ao meu lado, respeitou o meu desejo e comemorou comigo as duas vitórias que tive.

Hoje reconheço que pessoas como ele são difíceis de encontrar. José Vitti trazia em si um bom humor inabalável e uma gentileza que emocionava todos à sua volta e, apesar de seus quase dois metros de altura, nunca deixou de se curvar para dar um forte abraço em seus colaboradores e os infalíveis três beijinhos em todas as suas funcionárias. Sempre muito gentil e educado, ele sabia valorizar aqueles que sempre lhe ajudaram.

Hoje ele já não está mais entre nós. Foi-se um homem com grandes princípios e qualidades. Perdi um pai amoroso, esposo dedicado, patrão justo, homem bom. Mas ficou comigo, com os meus irmãos, João Batista e Anna Cláudia, com a minha mãe Marilda e os nossos amigos e familiares, todo o seu legado. Ele foi autor de uma história de grandeza, digna de um vencedor, que nos enche de orgulho e que com toda certeza, ainda será ouvida por muitas gerações e jamais esquecida.

 

(José Vitti, empresário, líder do Governo na Assembleia Legislativa)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias