Esportes

Engenhão recebe último evento-teste

Redação

Publicado em 16 de maio de 2016 às 21:55 | Atualizado há 9 anos

Começou ontem e vai até amanhã o último evento-teste para os Jogos Rio 2016. Trata-se da 17ª edição do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, que conta com 400 atletas de 24 países.

De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a equipe brasileira tem 92 atletas na disputa. Só ontem foram 31 em ação, sendo que dez deles já estão qualificados para as Olimpíadas. O destaque é para a saltadora Fabiana Murer, medalha de prata no salto com vara no Campeonato Mundial de Pequim, no ano passado, e que já anunciou aposentadoria após os jogos.

O paulista Altobeli Santos da Silva conquistou a primeira medalha de ouro da Seleção Brasileira no Campeonato Ibero-Americano. Ele venceu os 3.000 m com obstáculos, com 8:33.72, e comemorou o feito antes mesmo de cruzar a linha de chegada.

“Quando vi que não iria melhorar minha marca pessoal decidi correr para garantir o ouro. Comecei com força e terminei com alegria e emoção”, disse o atleta de 25 anos, já qualificado para os Jogos Olímpicos, e que tem 8:28.56, como recorde pessoal.

“A final foi às 11 horas, estava quente, mas não vai faltar oportunidade para melhorar a marca” afirmou o corredor, que achou a nova pista do Engenhão “excelente” e “muito rápida”. “Ela te empurra para a frente”, finalizou Altobeli, que correrá ainda os 5.000m amanhã.

Como evento-teste oficial para a Olimpíada, a competição também está usando todo o sistema de cronometragem, medição de provas, placares de pista e campo e emissão de resultados dos jogos definidos pelo protocolo do Comitê Rio 2016, bem como a operação de imprensa, o trabalho dos árbitros nacionais e o controle de dopagem. O material de numeração dos atletas também é uma novidade, já que no lugar da fixação por alfinetes, serão usados números adesivos.

Por ser um evento classificatório para as Olimpíadas, esta edição do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo abriu para a participação de países que não falam português ou espanhol. Hoje serão disputadas 13 finais e a última do torneio está marcada para as 18h de segunda-feira, com o revezamento masculino 4×400 m.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias