Saúde

Painel no Rio de Janeiro mata mosquito transmissor da dengue e do zika vírus

Diário da Manhã

Publicado em 10 de maio de 2016 às 23:19 | Atualizado há 9 anos

Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti como a dengue e o zika vírus mobiliza diversos setores da sociedade para combater sua reprodução. O resultado de uma dessas mobilizações é o Mobiliário Urbano chamado Painel Mata-Mosquito.

Desenvolvido pelo grupo farmacêutico NBS e a Postercope, o painel cujo nome é autoexplicativo assemelha aos usados pela publicidade. Ele joga no ar uma combinação com base de ácido lático, que induz o mosquito a pensar que é odor humano, e CO2, para simular a respiração.

Dessa forma o painel atrai, suga e mata os mosquitos Aedes Agypti. Ele tem capacidade de atrair o mosquito até quatro quilômetros de distancia. Ao se aproximar, o inseto é sugado por um mecanismo de captura na parte inferior do painel e ali fica preso, morrendo desidratado.

Até o momento, há apenas dois painéis como esse instalados na capital do Rio de Janeiro. Entretanto a intenção é propagar a ideia e aumentar a produção. Para isso, os desenvolvedores disponibilizaram a tecnologia no site do projeto por meio do Creative Commons e assim livre para ser copiado.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias