Opinião

O Brasil está refém dos bandidos!

Diário da Manhã

Publicado em 31 de janeiro de 2016 às 22:58 | Atualizado há 9 anos

Esta não é uma afirmativa leviana que fazemos. As estatísticas têm mostrado que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo. Os números da violência e da criminalidade são assustadores, e já ultrapassam os limites da tolerância da sociedade. Em nenhum país democrático do mundo, guardadas as proporções territoriais e populacionais, comete-se tantos crimes como no Brasil. A população já está com receio de sair de casa, medo de andar nas ruas, e pavor quando alguém se aproxima. Não é nenhum exagero da sociedade, pelo contrário, os bandidos estão realmente apavorando as famílias e as fazendo reféns dentro dos próprios lares. Se saírem, os bandidos arrombam as casas e levam tudo; se ficarem, são violentadas e mortas; se andarem pelos espaços públicos, motorizadas ou não, são assaltadas e espancadas; e, quando pedem socorro, as autoridades fingem que não escutam e nada fazem para socorrê-las.

O Brasil cada dia se torna refém das organizações criminosas. Elas estão crescendo, se expandindo e ocupando os espaços, dentro e fora dos presídios. Dinheiro não lhes faltam, o tráfico de drogas, o contrabando de armas e munições, os assaltos, e os roubos, são o suficiente para encher os cofres dessas organizações. Competir com essa gente, não é uma boa ideia, e nem faz parte da missão das autoridades. Quando o assunto é armamento de grosso calibre e condições de trabalho, elas estão muito à   frente dos agentes da segurança pública. O governo, por sua vez, deve evitar o confronto direto das polícias com essas quadrilhas, para que não haja baixas nas corporações policiais. Quando não for possível evitar, que os policiais estejam bem preparados, bem armados , bem equipados e motivados para a missão. Além disso, existe outro agravante, é que os policiais trabalham sem segurança, quando se envolvem em confrontos, com vítimas, têm que lançar mão dos minguados salários para se defenderem. Mal comparando, com os bandidos a coisa é diferente, quando esses chegam às Delegacias de Polícia, os seus advogados já os espera para defendê-los. Quem paga esses advogados?

Quando falamos que o Brasil está refém dos bandidos, estamos nos referindo a falta de liberdade e a insegurança do cidadão. A criminalidade tem crescido tanto que ocupa grande parte dos horários nobres da televisão nacional. As pessoas andam nas ruas com medo e olhando para todos os lados. Não podem ver um motociclista ou um carro se aproximar, que já pensam ser a próxima vítima. Algumas pessoas, e não são poucas, têm abandonado o trabalho, a escola, e até o País, tudo por conta da falta de segurança no Brasil. Aliás, nos últimos anos o País têm sido alvo de críticas e censuras, até de outros países, tudo pela onda de violência e de criminalidade que massacra o povo brasileiro. Assim, podemos afirmar que, se o governo não tomar providências, o País continuará refém e sitiado pelos bandidos.

 

(Gercy Joaquim Camêlo, governador do Rotary International, Distrito 4530, Gestão 2012/2013)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias