Juiz goiano apoia direito ao aborto em caso de microcefalia
Redação
Publicado em 26 de janeiro de 2016 às 16:49 | Atualizado há 9 anosO juiz goiano Jesseir Coelho de Alcântara (foto), já autorizou uma série de abortos legais em casos de anencefalia (doença que impede o desenvolvimento cerebral do feto) e outras doenças raras, informou que a interrupção da gravidez em casos de microcefalia com previsão médica de morte do bebê é viável e precisa ser analisada de perto.
De acordo com o titular da 1ª Vara dos Crimes Dolosos Contra a Vida de Goiânia, o aborto é autorizado caso, a partir de comprovação médica de que o bebê com microcefalia não vá nascer com vida.
Com o surto de zika vírus, os casos de crianças com microcefalia têm aumentado, porém a decisão tem gerado um grande debate entre os membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Federação Espírita Brasileira (FEB), do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (FENASP) e o Movimento Brasil Sem Aborto que afirmam ser inaceitável qualquer interrupções em gestações.
O Conselho Federal de Medicina informou em nota, que fetos com diagnóstico de microcefalia, em princípio, não há incompatibilidade com a vida.
]]>