Educação

Hecad nas Escolas combate abuso sexual infantil

Acontece até esta sexta-feira, 8, a primeira edição do projeto Hecad nas Escolas, para combate ao abuso sexual infantil.

Murillo Costa - Estágio DM

Publicado em 7 de novembro de 2024 às 18:27 | Atualizado há 2 meses

Acontece até esta sexta-feira, 8, a primeira edição do projeto Hecad nas Escolas. A iniciativa é do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) para combater o abuso sexual infantil, fornecendo consultoria especializada a escolas públicas de Goiânia.

De acordo com o coordenador multiprofissional do Hecad, Luiz Machado, a expectativa é que mais de 2 mil crianças sejam beneficiadas com o programa.

“Nesta primeira etapa do projeto, 12 turmas de alunos de ensino fundamental e médio receberão nossa equipe multiprofissional, com pediatras, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros especializados no acolhimento e atendimento em saúde a vítimas de violência sexual”, afirma o coordenador.

O Hecad nas Escolas trabalha o tema sensível com métodos lúdicos e educativos, próprios para a idade dos alunos que serão atendidos. Entre as atividades propostas, são feitas rodas de conversa, pintura e contação de histórias. Os temas abordados incluem os limites do toque, o dizer “não” a um adulto, o conceito de abuso sexual com ou sem contato físico. Apresentar os canais de denúncia também entra na pauta do projeto.

Segundo a pediatra especialista em adolescência, Joyce Martins, o Hecad prestou 1942 atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual só neste ano.

“Tendo em vista a responsabilidade social do hospital, buscamos atuar também de forma preventiva […] em instituições onde essas crianças estão inseridas”, diz a pediatra Joyce Martins.


]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias