Odonto Destaque

Quando o dentista se tornou trabalhador regulamentado?

Descubra como a odontologia foi regulamentada no Brasil em 1884, a importância dessa regulamentação para a profissão e seu impacto na saúde pública.

Dra Daniella Mendonça

Publicado em 8 de maio de 2024 às 14:16 | Atualizado há 8 meses

Maio inicia com um dia em homenagem ao trabalhador. Um dia especial em reverência ao ato que gera identidade e movimenta a economia da sociedade. Segundo o dicionário, trabalho é um conjunto de atividades produtivas e criativas que o homem exerce para um determinado fim, normalmente regular e remunerado. Como nossa coluna é sobre Odontologia, não vou me aprofundar na história que envolve o trabalho, que vai desde ações individuais para sobrevivência, trabalho familiar, trabalho escravo, e etc.

Dentre os tipos de trabalho: familiar, CLT, autônomo, empresarial, e etc., temos o profissional liberal e empresário, onde se enquadra o odontólogo. A odontologia foi regulamentada no ano de 1884 pelo Imperador D. Pedro III, no dia 25 de outubro, através da criação oficial do curso de Odontologia nas faculdades de Medicina da Bahia e Rio de Janeiro, pelo decreto Imperial nº 9311.

A partir de então, surgiu a profissão de cirurgião-dentista de maneira regulamentada. Hoje, existem mais de 400 mil dentistas no Brasil, distribuídos em todo o país, concentrados principalmente nas capitais e na região sudeste.

A odontologia está presente nos consultórios individuais, na prestação de serviços em clínicas, em planos odontológicos, nos estados e municípios através do PSF, na marinha, exército, aeronáutica, polícia, hospitais e de forma domiciliar.

O piso salarial da classe, defendido pelo CRO, é de R$ 10.382,80 por 40 horas semanais trabalhadas, o que nem sempre é alcançado, principalmente em consultórios. O custo operacional da profissão reduz muito a margem de lucro, devido à carga tributária alta e aos insumos, na sua maioria importados. O generalista hoje é minoria entre a classe, pois a profissão foi segmentada em especialidades.

O trabalho do odontólogo é vital para a saúde, também para autoestima e socialização. São muitas horas sentados, concentrados, executando um trabalho de cura, arte e funcionalidade em nossas vidas, e o odontólogo é o construtor.

Daniella Mendonça, cirurgiã dentista, especialista em prótese e reabilitação oral e atuante na área de harmonização orofacial. CRO 5473

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias