Cidades

Mil famílias recebem escrituras de imóveis em Goiânia

Redação

Publicado em 4 de março de 2024 às 15:18 | Atualizado há 10 meses

A Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária da Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Agência Goiana de Habitação (Agehab), entregou na última sexta-feira, 1º, escrituras para 1.294 famílias goianienses. Na atual gestão, segundo a prefeitura, foram 10 mil imóveis regularizados em diversas regiões da Capital.

Ao entregar as escrituras a moradores do Parque Anhanguera e Bairro Anhanguera, o prefeito Rogério falou sobre a importância do documento para as famílias. “A pessoa que tem um imóvel que não está regularizado não consegue, por exemplo, um empréstimo para a reforma do imóvel. Já com a escritura gratuita, ela pode pedir empréstimo e fazer a reforma de sua casa, e tem todos os benefícios garantidos por lei”, disse o prefeito.

“Temos tido a alegria de atender pessoas que aguardavam a escritura há mais de 50 anos, ao ponto de vermos idosos emocionados, pois já não esperavam que aquele momento acontecesse em suas vidas. Também já presenciamos uma filha recebendo o documento no lugar da mãe que havia falecido. São histórias comoventes, que nos movem a trabalhar ainda mais para dar dignidade a essas famílias”, completou o prefeito.

O vice-governador Daniel Vilela falou em nome do governo estadual e lembrou que a escritura traz segurança ao patrimônio conquistado com suor, dificuldade e esforço. “Nós estamos felizes, pois quem faz a política do bem se sente realizado quando pode de alguma forma contribuir para o desenvolvimento de uma pessoa, de uma família”.

É o caso da Maria Elonza, uma das primeiras moradoras do bairro, que nunca perdeu a esperança de conseguir a escritura do imóvel. “Temos muita fé que agora vamos receber o documento”, comemorou em tom emocionado.

Novas escrituras

A Prefeitura de Goiânia também lançou nesta sexta-feira (1º/3) o cadastramento para regularização de 389 imóveis no Jardim Dom Fernando I. A partir da próxima segunda-feira (4/3), equipes de cadastradores da gestão municipal, identificadas com uniformes e crachás, iniciarão visitas domiciliares no bairro.

O secretário extraordinário de Regularização Fundiária de Goiânia, Carlin Café, destaca que a gestão já entregou mais de 10 mil escrituras gratuitas aos cidadãos. “Esse é um projeto ousado, nunca na história da Prefeitura se entregou tantas escrituras e tudo de graça. Nós temos esse compromisso com a sociedade desde o início da nossa gestão”, frisou.

O secretário cita que a Regularização Fundiária Urbana, também conhecida como Reurb (Lei nº 13.465/2017), possibilitou aos municípios, por meio do Poder Executivo, regularizar núcleos informais, melhorando a infraestrutura e entregando aos cidadãos a sua matrícula.


]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias