Idoso morre durante transferência para hospital, polícia investiga possível omissão de socorro
A morte trágica do idoso Valdemar Matias, de 71 anos, no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), após suposta omissão de socorro, é investigada pela Polícia Civil. Médicos foram autuados e o Hugol garante seguir protocolos de segurança para atender todos os pacientes. Confira a nota oficial.
Fernando Boeira Keller
Publicado em 2 de março de 2024 às 21:20 | Atualizado há 10 mesesA morte do idoso Valdemar Matias, de 71 anos, é investigada pela Polícia Civil. Ele havia sido transferido de Pontalina para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, na quinta-feira, 29, e não teria sido prontamente atendido, segundo a Polícia Militar.
Ainda de acordo com a PM, os médicos foram autuados por omissão de socorro. O tenente Vinícius Sena informou que a equié médica tentou dar entrada do paciente na emergência, No entanto, teriam sido orientados a ir a outro local da unidade de saúdde.
Neste espaço, um médico havia dito para eles retornarem com Valdemar para a emergência, e foi neste momento que começou uma discussão entre a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O tenente explicou que, nesta discussão, o paciente veio a ótibo.
“O médico da emergência falou que lá era situação de trauma, situação de acidente, facada, tiro, essas coisas. Aí passou para outra outra área dentro do Hugol e levaram esse senhor para lá. Só que o mestre dessa outra área falou que era no trauma. Aí ficou nesse entrevero entre os médicos e o médico do Samu, e o senhor veio a falecer”, disse Sena ao g1.
O Hugol informou, por meio de nota, que Valdemar “foi atendido pela equipe multidisciplinar da unidade e recebeu toda assistência médica necessária, tendo vindo a óbito minutos após a admissão”. Afirmou também que “segue rigorosos protocolos de segurança na atenção a todos os pacientes”.
Confira a nota na íntegra:
“O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) informa que o paciente Valdemar Matias da Silva deu entrada na unidade no dia 29/02/2024, em transporte do Samu, oriundo de Pontalina – GO.
No Hugol, foi atendido pela equipe multidisciplinar da unidade e recebeu toda assistência médica necessária, tendo vindo a óbito minutos após a admissão. O Hugol reforça que segue rigorosos protocolos de segurança na atenção a todos os pacientes. A unidade segue à disposição para quaisquer esclarecimentos”.
*Com informações do g1]]>