Policlínica de Posse alerta sobre doenças crônicas
Saiba mais sobre as doenças crônicas abordadas na campanha Fevereiro Roxo/Laranja e como prevenir e tratar cada uma delas.
Redação
Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 13:21 | Atualizado há 11 mesesA equipe multiprofissional da Policlínica de Posse realizou uma palestra sobre a campanha Fevereiro Roxo/Laranja, que é voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças. O neuropsicólogo Paulo Amorim explicou que a cor roxa conscientiza sobre lúpus, Alzheimer e fibromialgia.
“Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, o próprio organismo ataca órgãos e tecidos afetando, pele, articulações, sistema nervoso, pleura, rins e pulmões. O Alzheimer é doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes e fibromialgia é doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor, fadiga, alterações no sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade, com prevalência no sexo feminino”, comentou.
Sobre a cor laranja, o profissional revelou que alerta sobre a leucemia, câncer que afeta os glóbulos brancos, ou leucócitos, que são as células de defesa do organismo, causando a sua produção descontrolada pelo corpo e sintomas como febre, suor noturno, perda de peso, manchas roxas na pele e cansaço. Paulo Amorim destacou que as cores laranja e roxo têm significados importantes, pois propõe sobre as doenças.
“A conscientização a respeito dessas doenças é de suma importância, já que a população não tem conhecimentos sobre os sintomas e consequências no cotidiano das pessoas que estão acometidas, pois essas doenças não possuem cura e sim um tratamento qualificado, prolongado voltados para qualidade de vida e bem-estar”, frisou.
]]>