Moradores evacuam prédio da Praia Grande por conta de ‘colapso estrutural’
Moradores são evacuados de prédio na Praia Grande após colapso estrutural. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão no local para avaliar a situação e garantir a segurança dos moradores.
Estadão Conteúdo
Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 09:45 | Atualizado há 11 mesesUm prédio residencial de 19 andares foi evacuado na tarde desta terça-feira, 13, na Praia Grande, no litoral de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, colunas do edifício estavam danificadas e não há vítimas. O imóvel de 19 andares fica na Avenida Jorge Hagge, no bairro Aviação.
A Defesa Civil de Praia Grande foi acionada e informou que o imóvel estava com “colapso estrutural” em cinco colunas instaladas no subsolo da edificação.
O imóvel fica localizado em uma avenida perpendicular à avenida Presidente Castelo Branco, que dá acesso à beira mar na cidade da Baixada Santista. O Corpo de Bombeiros informou que uma caixa d’água de 30 mil litros foi esvaziada para reduzir a pressão na estrutura da edificação.
“O Corpo de Bombeiros foi acionado para verificar um rompimento de pilar. Inicialmente nós evacuamos o prédio e fizemos a vistoria com o corpo técnico da prefeitura e da Defesa Civil, onde constataram três rompimentos de colunas, e algumas rachaduras de paredes não estruturais, que ficam próximas às janelas”, afirmou o capitão da corporação responsável pela operação em Praia Grande, Thiago Duarte, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band.
Ainda segundo o oficial, após evacuar os moradores, foi feito o trabalho de escoramento da área danificada para evitar possíveis desabamentos. “Os bombeiros fizeram a evacuação do local. O alívio do peso da caixa d’água foi uma decisão em conjunto com o corpo técnico da Prefeitura.” Será liberada somente a entrada gradual de moradores para retirada de pertences pessoais e animais domésticos.
Ao ser questionado sobre a chance de desabamento do imóvel, o capitão do Corpo de Bombeiros não descartou essa possibilidade “O risco existe”, afirmou o oficial.
]]>