Hugo realiza primeira captação de órgãos de 2024
Saiba como foi realizada a primeira captação de órgãos de 2024 pelo Hospital Hugo e como a conscientização sobre doação de órgãos é importante.
Redação
Publicado em 19 de janeiro de 2024 às 15:11 | Atualizado há 12 mesesO Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou na manhã desta sexta-feira, 19, a primeira captação de órgãos de 2024. A continuidade da vida foi possível após o sim da família de uma jovem de 19 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.
Foram captados rins e córneas. A remoção dos órgãos foi realizada por médicos captadores de Goiás e pela da Fundação Banco de Olhos de Goiás (FUBOG). Ao todo, quatro pessoas de Goiás serão beneficiadas com o procedimento realizado no Hugo.
A enfermeira Marina Fonseca, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doações de órgãos e Tecidos (CIHDOTT), conta que conscientizar a população sobre doação de órgãos é extremamente importante. “Sem a conscientização nosso trabalho não acontece, pois sem o sim dessas famílias a doação de órgãos não é efetivada”, disse.
Marina destaca que o sim pode decidir algo tão importante, em meio ao processo da dor da perda de um ente querido, e que esse ato pode ajudar alguém que aguarda na fila, por um novo órgão, fazendo com que essa conscientização seja passada adiante. “Ser doador e aceitar a doação é dar continuidade na luta pela causa”, afirmou.
]]>