Policlínica de Posse orienta pacientes sobre papel do médico da família
No Dia Nacional do Médico da Família, a Policlínica de Posse promoveu uma palestra para destacar a importância desse profissional, contando com equipe multidisciplinar e atendimento global.
Redação
Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 12:50 | Atualizado há 1 anoEm comemoração ao Dia Nacional do Médico da Família, lembrado em 5 de dezembro, a Policlínica de Posse promoveu uma palestra para os pacientes da unidade a respeito do papel desse profissional. A médica Nathália Nunes orientou sobre a função e a importância do médico da família, e do atendimento global que é ofertado aos pacientes.
De acordo com a Dra. Nathália, o médico de família adota uma abordagem biopsicossocial, considerando aspectos como estilo de vida, hábitos, emoções, condições de trabalho e moradia. Essa visão integral é essencial, pois diversos fatores podem influenciar a saúde.
“O cuidado em saúde realizado pela equipe multidisciplinar é feito de forma integrada e interdisciplinar, visando à atenção em saúde, o estímulo ao autocuidado apoiado e prevenção de agravos através de uma abordagem biopsicossocial, com foco nas especificidades do sujeito”, explicou.
A médica revelou que na unidade são adotadas quatro linhas de cuidado prioritárias: cardiometabólica (abrangendo Diabetes Mellitus (DM), Hipertensão Arterial (HA) e Obesidade); pré-natal de alto risco; e Bebê de alto Risco. Ela faz o acompanhamento desses pacientes, analisa as suas necessidades e o encaminha à equipe multidisciplinar que é composta por: assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, médicos, nutricionista e psicólogos.
De acordo com a Dra. Nathália, na avaliação global o atendimento é realizado pela equipe multidisciplinar, onde é traçado um plano de autocuidado, onde são definidas condutas e metas para os pacientes, incentivando o autocuidado e a adesão ao tratamento.
“A data reforça a importância desses médicos na promoção do bem-estar, estabelecendo relações de confiança com os pacientes e contribuindo para a construção de sistemas de saúde mais sólidos e acessíveis”, frisou.
]]>