Conta de energia fica mais cara em Goiás
Um presente de natal adiantado é o que a população goiana ganhou a partir do último domingo, 22, um reajuste de na conta de energia, que já está em vigor.
Hélio Lemes da Silva Filho
Publicado em 23 de outubro de 2023 às 11:01 | Atualizado há 1 anoUm presente de natal adiantado é o que a população goiana ganhou a partir do último domingo, 22, um reajuste de na conta de energia, que já está em vigor. De acordo com as informações divulgadas, o aumento na tarifa foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, e 3,3 milhões de unidades em 243 cidades serão afetados pelo aumento.
Pelos dados divulgados o aumento para consumidores residenciais é de 6,49%; já para clientes de baixa tensão em áreas rurais, comércios, serviço e até mesmo iluminação pública o reajuste é de 7,08%; enquanto o aumento para os consumidores de média e alta tensão por sua vez vai ter uma queda de 5,3%.
O reajuste aprovado pela ANEEL veio após muita discussão em uma consulta pública em Goiânia, e contribuições por meios eletrônicos entre os dias 26 de junho e primeiro de setembro do presente ano.
A agência lembrou dos custos com a distribuição de energia elétrica, entre eles os transportes da energia e os tributos a serem pagos foram o que motivaram a aprovação do reajute.
A Equatorial Goiás por sua vez se limitou a dizer que segue o programa de investimentos no estado, o qual foi anunciado no início do ano. Segundo a distribuidora, o intuito é melhorar a distribuição de energia e no atendimento de demandas que vão de encontro ao plano de desenvolvimento do governo estadual.
]]>