Goiás

Operação Mata Atlântica flagra desmatamento ilegal

João Paulo Vilas Boas

Publicado em 23 de setembro de 2023 às 13:58 | Atualizado há 1 ano

Foi flagrado nos últimos dias 18 e 22 de setembro, pela operação Mata Atlântica em Pé, realizada em conjunto com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento  Sustentável (Semad), Ibama e Batalhão Ambiental da Polícia Militar, aproximadamente 100 hectares de desmatamento ilegal em Goiás. A Semad aplicou cerca de meio milhão em multas na operação.

As ações aconteceu nas cidades de Cachoeira Alta, Quirinópolis, Marzagão, Caçu, Goiatuba, Morro Agudo, Caldas Novas, Buriti Alegre e Corumbaíba. Na operação foram apreendidos equipamentos que estariam sendo utilizados para promover o desmatamento nesses locais, como: motosserras, além de madeira extraída ilegalmente. 

A força tarefa que aprendeu e multou esses locais de desmatamento, foi a partir da provocação do Ministério Público Estadual, que nesse ano encaminhou aos órgãos de fiscalização uma lista de seis alvos. A Semad também encontrou 22 focos de desmatamento através da inteligência de análise espacial, imagens de satélite e técnicas de geoprocessamento. 

O estado de Goiás atualmente tem 3% do território coberto pelo Bioma da Mata Atlântica. Isso se deve aos constantes desmatamentos ao longo dos 500 anos de história do Brasil. Por esse motivo, todo ano, ocorrem operações simultâneas de combate ao desmatamento nos estados que possuem área de vegetação da mata atlântica. 

]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias