Aliança de Caiado com Bolsonaro para conquistar votos da direita brasileira
Redação
Publicado em 21 de agosto de 2023 às 15:02 | Atualizado há 1 anoDecidido a disputar o Palácio do Planalto em 2026, o governador de Goiás se aproxima do ex-presidente e defende pautas comuns como fortalecimento do agronegócio e combate à invasão de terras.
Desde que deixou a presidência d República, Bolsonaro já visitou Goiás e teve encontros com Ronaldo Caiado, em ambiente de cordialidade e de reafirmação de convicções ideológicas comuns.
Fora da disputa presidencial de 2026, já que foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por questionar a legitimidade do processo eleitoral brasileiro, como validade das urnas eletrônicas, Jair Bolsonaro abre espaço para os pretendentes do especto da direita brasileira, entre eles o governador de Goiás.
Adversário histórico do PT de Lula da Silva, Ronaldo Caiado busca ampliar espaço político-eleitoral junto aos seguidores de Jair Bolsonaro. E, para isso, firma alianças com o ex-presidente, aproxima-se do Partido Liberal e reconquista o apoio das lideranças do agronegócio. Além de Caiado, os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Eduardo Leite (RS) e Ratinho Júnior (PR) buscam a herança eleitoral do bolsonarismo.
Ronaldo Caiado (União Brasil) foi reeleito governador de Goiás em 2022 já no primeiro turno, enquanto que Jair Bolsonaro (PL) venceu Lula da Silva (PT) nos dois turnos da corrida presidencial no estado.
Novo encontro
O governador Ronaldo Caiado participou nesta sexta-feira (18), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Goiânia, da sessão solene extraordinária que concedeu o Título Honorífico de Cidadania Goiana ao ex-presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro. “É uma honraria que impõe muito mais deveres do que direitos. Até porque nós nos orgulhamos de nossa terra e, ao fazermos a deferência de reconhecer os serviços prestados de um presidente, é porque eles realmente aconteceram”, reconheceu o governador.
A cerimônia oficializou o título concedido após sanção da Lei nº 20.498, em junho de 2019, em propositura do então deputado Delegado Humberto Teófilo. “Hoje essa concessão tem uma relevância ímpar. Não se pode vulgarizar de maneira alguma um título de cidadania”, frisou o chefe do Executivo goiano.
Bolsonaro e JK
O governador afirmou que, após Juscelino Kubitschek, Bolsonaro foi o presidente que mais investiu no estado de Goiás. Caiado citou os recursos na saúde durante a pandemia, na educação – com ênfase nos colégios militares – e em infraestrutura, como a prioridade para a Ferrovia Norte-Sul e também a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).
O governador lembrou que, durante seis mandatos no Congresso Nacional, compartilhou períodos com Bolsonaro, que permaneceu na Câmara de Deputados por 28 anos. “Cada um de nós sabe da responsabilidade que temos com o país”, finalizou ao citar as compatibilidades com o homenageado. Durante o evento, o ex-deputado federal Major Vitor Hugo também recebeu o título de cidadania goiana.
Parceria com Caiado
Jair Bolsonaro agradeceu a honraria e parceria com Caiado. “O agro é um ambiente sadio, de prosperidade e de progresso que orgulha a todos nós no Brasil. A dedicação, a vontade e o sacrifício desses bravos realmente nos orgulha. Enquanto estive à frente do Executivo, colaborei com vocês da melhor maneira”, avaliou o ex-presidente.
“É completamente natural que Bolsonaro seja um de nós” afirmou o deputado estadual Fred Rodrigues, que propôs a cerimônia oficial para reconhecimento de Bolsonaro como cidadão goiano. “Uma pessoa que verdadeiramente ama o nosso estado. Vive o que o nosso estado prega. É um estado que preza pelos valores e princípios da família brasileira”, acrescentou.
Biografia
Jair Messias Bolsonaro nasceu em Glicério, no interior de São Paulo, em 21 de março de 1955, porém foi registrado em Campinas. A família fixou residência no município de Eldorado, onde o político passou a infância e adolescência. Após o ensino médio, ingressou no curso de formação de oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio de Janeiro, onde se formou em 1977.
A vida pública de Jair Bolsonaro teve início em 1989 com a eleição para o cargo de vereador do Rio de Janeiro. Deixou em 1991 para se tornar deputado federal. Manteve-se no cargo por sete mandatos, contabilizando 28 anos no Legislativo. Foi eleito Presidente da República em 2018. Em 2022, Bolsonaro foi candidato à reeleição e perdeu para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Perfil de Caiado
Ronaldo Caiado, que é médico e agropecuarista, exerceu cinco mandatos de deputado federal, um de senador da República e cumpre o segundo cargo de governador de Goiás.
Iniciou a carreira política em 1987 como um dos fundadores da União Democrática Ruralista (UDR), movimento que se contrapôs à esquerda durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte.
Em seguida, disputou a presidência a República, em 1989, enfrentando nomes consagrados como Fernando Collor, Lula da Silva, Mário Covas, Leonel Brizola, Paulo Maluf e Roberto Freire.
]]>