Governo leva delegação chinesa para conhecer planta industrial
Redação
Publicado em 18 de agosto de 2023 às 14:39 | Atualizado há 1 anoA delegação chinesa capitaneada pelo embaixador Zhu Qingqiao conheceu ontem a planta industrial da Beauvallet Brasil em Inhumas (GO). A indústria fornece carne para grandes redes supermercadistas e de fast food, além de apresentar habilitação para exportar para 18 países.
Ontem foi o terceiro dia de visita dos chineses à Goiás. A comitiva terminou a quinta-feira com uma reunião ao lado de empresários goianos na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO).
Em Inhumas, acompanhado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, e pelo presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Caixeta Ramos, o vice-governador Daniel Vilela foi recepcionado pelo presidente do Grupo Beauvallet, Charles Léguille.
“Foi um prazer muito grande conhecer as instalações com o embaixador Zhu Qingqiao, que disse uma frase que resume a cultura do povo chinês: ‘Primeiro nos tornamos amigos, depois fazemos negócios’. O embaixador fez muitos amigos aqui. Tenho certeza que teremos futuro muito promissor de amizade e negócios”, disse Daniel Vilela.
O vice-governador afirmou que a delegação chinesa tem postura prestativa e que terá apoio do governo de Goiás para potencializar e ampliar as relações comerciais: “O governador Ronaldo Caiado tem feito um trabalho de facilitar a vida do empreendedor para que ele possa gerar renda e emprego. Isso vai ao encontro da disposição dos chineses”.
O embaixador Zhu Qingqiao avaliou a agenda da delegação chinesa em Goiás como “muito proveitosa”. “Tivemos uma série de conversas com o Governo Estadual e setores industriais e cooperativistas. Temos grande entusiasmo pela parceria com a sociedade goiana. Goiás sempre deu passos adiantados para a cooperação com a China”, afirmou. Qingqiao disse ainda que o gigante asiático “tem demanda crescente por produtos de melhor qualidade e diversificados” e que, neste sentido, o Brasil tem “grande vantagem”. “Isso pode justificar o aumento contínuo da exportação de produtos brasileiros para a China, e eu vejo com muito bons olhos a parceria na área agropecuária”, acrescentou.
Zona livre
O secretário Pedro Leonardo Rezende falou do trabalho do Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, para elevar o status sanitário do rebanho goiano, saindo de “zona de livre de aftosa com vacinação” para “zona livre de aftosa sem vacinação”. “Isso nos dá uma responsabilidade ainda maior e por isso temos intensificado as ações nas propriedades rurais, evitando a incidência de qualquer foco da doença”, explicou.
Presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta reforçou que o trabalho da agência “garante que os animais cheguem ao frigorífico de forma adequada, garantindo segurança alimentar”.
]]>