Politica

Advogados deixam defesa de ex-ajudante de Bolsonaro investigado por desvio de joias

Advogados abandonam defesa de ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, investigado por participação em esquema de desvio e venda de joias recebidas pela Presidência. Saiba mais sobre as acusações e os desdobramentos dessa investigação.

Ismael Guedes

Publicado em 13 de agosto de 2023 às 18:16 | Atualizado há 3 semanas

O advogado Bernardo Fenelon deixou recentemente a defesa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro. Cid está preso desde maio sob suspeita de participar de um esquema de desvio e venda de joias recebidas por Bolsonaro durante seu mandato na Presidência. 

Fenelon é o segundo advogado a deixar a defesa de Cid. Antes dele, Rodrigo Roca também havia se desligado do caso. A Polícia Federal investiga se Cid vendia as joias no exterior e repassava o dinheiro em espécie para Bolsonaro, tentando ocultar a origem dos recursos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS:


Em um dos episódios investigados, Cid teria vendido dois relógios de luxo por US$ 68 mil durante uma viagem presidencial aos EUA em junho de 2022, depositando o valor na conta do pai no exterior. Em outra viagem em dezembro, após a derrota de Bolsonaro nas eleições, também teriam sido levadas joias para serem vendidas nos EUA.

Diálogos obtidos pela PF indicam que Cid e outro assessor presidencial, Marcelo Câmara, discutiam as restrições à venda dos bens no exterior e a necessidade de justificar o destino dos recursos. “Só dá pena porque estamos falando de 120 mil dólares”, teria dito Cid.

A PF também investiga uma “operação resgate” feita por Cid para recuperar um “kit ouro branco” de joias da Arábia Saudita após temor de decisão do TCU que obrigasse a devolução dos presentes. As joias foram devolvidas sem menção à tentativa de venda no exterior. A PF vê indícios de enriquecimento ilícito de Bolsonaro no esquema.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias