Festival gastronômico terá pequi sem espinho
O festival gastronômico “I Love Pequi” terá uma novidade que tem atraído ainda mais apreciadores para o sabor ‘cheiroso’ do pequi: a exposição de uma modalidade sem espinhos.
Redação
Publicado em 2 de junho de 2023 às 15:03 | Atualizado há 2 anosO festival gastronômico “I Love Pequi” terá uma novidade que tem atraído ainda mais apreciadores para o sabor ‘cheiroso’ do pequi: a exposição de uma modalidade sem espinhos.
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), realizará a mostra durante o evento, que ocorrerá no Buriti Shopping de hoje até domingo.
O festival contará com 20 estandes de estabelecimentos locais que oferecerão uma variedade de pratos com pequi. Segundo a programação, sanduíches, risotos, carreteiros, sorvetes, brigadeiros, bolos, pastéis e até o japonês yakisoba terá uma pitada de Cerrado.
No estande da Emater, pesquisadores e extensionistas da agroindústria da Agência exibirão mudas, frutas e conservas de várias variedades de pequi, incluindo o pequi sem espinhos, lançado em 2022 após mais de 20 anos de pesquisa entre a Emater e a unidade Cerrados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados).
Os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a pesquisa do pequi, entender as diferenças entre a fruta com e sem espinhos, esclarecer dúvidas sobre o acesso às mudas e também acompanhar a demonstração do processo de enxertia, que permitiu o desenvolvimento das variedades selecionadas lançadas no ano passado.
Governo
Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, é importante revelar como o governo tem ajudado a preservar o pequi: “Faz parte de nossa cultura e o esforço do Governo de Goiás para preservar e melhorar o pequi é tão reconhecido que fomos convidados a participar desse festival, que também ajuda a destacar o símbolo de nosso Cerrado”.
]]>