Febre amarela: São Paulo registra primeira morte desde 2019
A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo informou neste domingo, 28, a primeira morte por febre amarela no estado desde 2019. O óbito foi registrado no município de São João da Boa Vista, na Serra da Mantiqueira, a 218 km da capital paulista.
João Daniel Santos Arnulfo
Publicado em 28 de maio de 2023 às 19:51 | Atualizado há 2 anosA Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo informou neste domingo, 28, a primeira morte por febre amarela no estado desde 2019. O óbito foi registrado no município de São João da Boa Vista, na Serra da Mantiqueira, a 218 km da capital paulista.
A vitima se trata de um homem de 44 anos, que começou a apresentar dores no corpo, febre, mal-estar e sintomas respiratórios no dia 25 de abril. Quatro dias depois, ele foi internado com alterações na função renal e hepática e faleceu no dia 30 de abril. À época, a causa da morte ainda não havia sido esclarecida.
No alerta epidemiológico, a secretaria afirma que os exames laboratoriais para dengue, leptospirose, HIV, hepatite B, influenza e Covid-19 deram negativo. Somente o RT-PCR de Febre Amarela testou positivo para a doença.
A suspeita é de que o homem tenha contraído a doença quando se deslocou para a área rural de São João da Boa Vista, que fica próxima de áreas de conservação ambiental com presença de macacos, cinco dias antes do início dos sintomas.
]]>