Dia de Reis: manifestações religiosas e culturais muito sagradas
O dia 06 de janeiro é tradicionalmente conhecido pelos católicos como Dia de Reis e comemora a visita dos Três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar a lapinha de Belém, onde estava Jesus Cristo, recém nascido.
Letícia Graziely da Silva
Publicado em 5 de janeiro de 2023 às 13:52 | Atualizado há 4 semanasO dia 06 de janeiro é tradicionalmente conhecido pelos católicos como Dia de Reis e comemora a visita dos Três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar a lapinha de Belém, onde estava Jesus Cristo, recém nascido.
De acordo com a história bíblica, ao saírem do Oriente rumo ao local onde nasceu Jesus, os Reis Magos chegaram 12 dias depois do nascimento dele, que aconteceu no dia 25 de dezembro, também a data do batismo do senhor.
Segundo Gabriel Barbosa Rios, que é capitão de missão em Aragoiânia, o Dia de Reis é uma data muito importante porque concentra toda simbologia da visita dos Reis a Jesus, da missão e dos ensinamentos católicos desse período natalino.
“É costume em muitos lugares de se fazer a entrega das Missões de Reis e muitas pessoas fazem promessas aos Santos Reis. Para mim são manifestações religiosas e culturais muito sagradas, a alegria de levar a palavra de Deus em forma de cantoria para as pessoas, de rezar o terço e de estar com os amigos é algo muito importante, como folião e como cidadão“, explica Gabriel.
Conforme o coordenador de missão da cidade Valdivino Mendes, nessa data tudo gira em torno de Jesus Cristo e as pessoas acompanham a missão como se fosse a religião católica, acreditando sempre em Deus.
“Não estamos ali pra fazer farra, mas para cantar o nascimento de Cristo. Tem a saída, almoço e pouso. Rezamos o terço – cantado – no almoço e no jantar e no último dia, nos reunimos na casa do festeiro. Vamos cantando de casa e casa pedindo esmola, não porque estamos precisando, mas porque é uma tradição da Missão de Três Reis”, ressalta Valdivino.
O embaixador diz que ciclos de giro são de três dias, sai dia 05 e é entregue dia 07. A bandeira não faz cruzamento onde já passou uma vez e tem dois máscaras que carrega a bandeira e são obrigados a acompanhá-la e vigiá-la.
“Acho importante acrescentar que apesar do nome popular “folia”, nós costumamos usar o termo “missão de reis” porque a folia ainda é um pouco má vista por algumas pessoas que não entendem o nosso papel e acham que fazemos farra, mais não é assim é muito ao contrário, portando usamos esse termo para separar o lado religioso de algo mais bagunceiro, por exemplo”, destaca Gabriel.
Confira abaixo como uma missão é organizada:
-O capitão é quem fica responsável por toda a parte que envolve a missão em si (foliões, o roteiro da folia, casas pra passar e escalar os foliões em suas posições na cantoria).
-A bandeira é o símbolo maior na missão e é onde está a imagem dos Três Reis e do menino Jesus. Quem a carrega é chamado alferes.
-Os palhaços são os guardiões da bandeira e dos foliões, eles representam os soldados que Herodes mandou para matar Jesus menino e que se converteram, então usaram mascaras para fugir do rei sem serem vistos.
-Os festeiros são responsáveis pela organização da parte festiva.
]]>