Cidades

Chuvas intensas faz governo estadual emitir alerta para as regiões Centro, Norte e Nordeste

As chuvas acima da média neste final de ano em Goiás, principalmente nas regiões Centro, Norte e Nordeste do estado, fez com que o governo estadual emitisse um alerta para os riscos de inundações e alagamentos durante as festas de final de ano.

Hélio Lemes da Silva Filho

Publicado em 21 de dezembro de 2022 às 11:17 | Atualizado há 3 semanas

As chuvas acima da média neste final de ano em Goiás, principalmente nas regiões Centro, Norte e Nordeste do estado, fez com que o governo estadual emitisse um alerta para os riscos de inundações e alagamentos durante as festas de final de ano. O documento que aponta para esses riscos foi elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SEMAD), a partir das previsões do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo)

Conforme o documento elaborado, há previsão é de que tenhamos chuvas intensas em todo o estado, mas que as cidades de Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Formosa, Hidrolina, Itapaci, Mimoso, Niquelândia, Nova Roma, Pilar de Goiás, São João d’Aliança, São Luiz do Norte, Teresina de Goiás e Uruaçu podem ser os municípios mais prejudicados pelo volume de chuvas e por essa razão o alerta é maior para essas cidades. De acordo com o Cimehgo, a previsão para essas cidades juntas é de acumular uma precipitação de 700 milímetro de precipitação até o início do próximo ano.

 


		Chuvas intensas faz governo estadual emitir alerta para as regiões Centro, Norte e Nordeste
Fotos: Semad
 

A secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, afirmou que os estudos feitos pelo Centro no mês de julho deste ano, já indicavam que os meses de dezembro contaria com um volume maior de chuvas, e com o Centro-Norte de Goiás sendo os principais afetados. Andréa ressalta os riscos, principalmente em pontos turísticos e pontua que “as defesas civis estão autuado para notificar essas áreas, porém é fundamental que os munícipes se abriguem em lugares seguros antes para que não fiquem ilhados”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) preparou uma lista de recomendações, para que a população possa se previnir e saiba como agir nas situação de risco provocadas pelo tempo chuvoso.

Confira as recomendações:

– Se estiver na rua durante a chuva, seja a pé, de bicicleta ou moto, e água estiver passando por cima do meio fio, não arrisque atravessar ou seguir na rua alagada. Você pode ser arrastado pela água, cair em um bueiro ou buraco. Espere a chuva passar e o nível da água abaixar para prosseguir;

– Caso esteja dentro de um veículo, evite trafegar em locais onde o nível da água esteja na metade das rodas do veículo e evite baixadas ou regiões próximas a córregos ou ribeirões. Além do risco do motor parar, o carro pode ser arrastado pela força da água;

– Acenda o farol baixo, pois além de melhorar a visão, o veículo atrás pode se guiar com as luzes vermelhas do seu carro. Se for prosseguir, utilize a primeira ou segunda marcha; 

– Evite abrigar ou estacionar embaixo de árvores, durante as chuvas, pois elas podem cair e ocasionar acidentes;

– Se estiver dentro do veículo e o nível da água começar a subir, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar, pelo número 193, para receber orientações de segurança, até que os bombeiros cheguem ao local. 

Em caso de raios, se estiver em casa:

– Desligue os aparelhos elétricos das tomadas;

– Caso esteja tomando banho, saia imediatamente, pois o raio pode cair na rede hidráulica e você poderá receber a descarga através da água do chuveiro;

 – Evite o uso de telefone com fio ou celular ligado à tomada.

Em caso de raios, se estiver na rua:

– Evite áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

– Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

– Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

– Não abrigue debaixo de árvores;

– Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

Após as chuvas:

– Caso more em áreas de risco, faça uma inspeção em sua moradia, verificando a possibilidade de desabamentos;

 – Não utilize equipamentos elétricos em locais inundados ou que tenham sido molhados, pois há risco de choque elétrico;

– Verifique a existência de animais peçonhentos em sua moradia. Caso alguém seja picado, identifique o animal e encaminhe a vítima ao centro médico de referência mais próximo.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias