Goiás tem a oitava maior urbanização do Brasil
Redação
Publicado em 24 de novembro de 2022 às 13:55 | Atualizado há 2 anosO IBGE disponibiliza hoje uma representação espacial das Áreas Urbanizadas do Brasil, obtida a partir da interpretação visual de imagens de satélite, tendo como referência o ano de 2019, e suas estatísticas básicas relativas. Para essa publicação, as áreas urbanizadas se dividem em densas, pouco densas e loteamentos vazios, sendo que o critério é o grau de ocupação da mancha urbana e o espaçamento entre prédios e outros elementos urbanos.
De acordo com o mapeamento realizado para as Áreas Urbanizadas do Brasil 2019, Goiás representou a oitava unidade em termos de somatório das áreas urbanizadas densas e pouco densas e dos loteamentos vazios, circunscrevendo 4,35% das áreas identificadas em todo o território nacional. Na distribuição por Grandes Regiões, salienta-se que o Centro-Oeste abarca 10,28% das áreas urbanizadas e loteamentos vazios.
Do total de 2.090,55 km² de áreas mapeadas em Goiás, a grande maioria (81,4%) representou áreas urbanizadas densas, enquanto menos de 14,5% foram identificadas como pouco densas. Essas duas categorias se diferenciam pelo grau de ocupação da mancha urbanizada por edificações, sendo a segunda caracterizada pelo maior espaçamento entre elas. O Estado também tem uma porção de 85,29 km² classificada como loteamento vazio, representando 4,1% da área total mapeada.
Quando expressos em termos de distribuição das áreas urbanizadas e de loteamentos vazios dentro de Goiás, esses quantitativos evidenciam o destaque de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis como responsáveis por quase 60% da área total identificada entre os 10 maiores municípios goianienses, sendo que mais de 90% das áreas urbanizadas da capital é de áreas densas. Esse padrão de concentração também pode ser observado em termos espaciais, quando se notam as maiores manchas urbanizadas em extensão do Estado presentes no entorno da Capital goiana e do Distrito Federal, e outros pequenos núcleos nos demais municípios.
Goiânia
Entre as áreas urbanizadas densas por município, Goiânia apresenta a quinta maior área do país, com 301,55 km², atrás de São Paulo (914,56 km²), Rio de Janeiro (640,34 km²), Brasília (590,22 km²) e Curitiba (336,51 km²).
Dentre os dez maiores municípios goianos, pode-se destacar, ainda, três municípios onde a área classificada como pouco densa é em 1/3 do total da área mapeada: Luziânia (34,0%), Senador Canedo (30,9%) e Caldas Novas (28,5%), o que caracteriza um espaço urbano com padrão de maior espaçamento entre as edificações.
Outro ponto a ser enfatizado é o fato de dois dos dez maiores municípios apresentarem quantitativos ínfimos de áreas classificadas como loteamentos vazios: Águas Lindas de Goiás (0,51 Km²) e Itumbiara (0 Km²).
]]>