Anápolis

“Coesão da base fortalece Caiado e Daniel às eleições de 24 e 26”

Redação

Publicado em 15 de abril de 2024 às 14:53 | Atualizado há 9 meses

O prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), afirmou que a boa relação “institucional e política” do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela com os prefeitos goianos, independentemente de sigla partidária, fortalece a base aliada para as eleições municipais deste ano e também para os projetos eleitorais de 2026.

Haroldo Naves, que é também vice-presidente do MDB estadual, sustenta que as projeções são de que o União Brasil (hoje com 107 prefeitos), MDB (45 gestores), e os partidos aliados devem conquistar, em 6 de outubro, 230 dos 245 chefes de executivos municipais. “É uma força política extraordinária e que revela a sinergia de Caiado e Daniel com o municipalismo”.

O líder municipalista destaca que, Ronaldo Caiado, pela sua formação “democrata e plural”, rompeu em Goiás a polarização da UDN e do PSD, adotando um estilo de governança voltada para “todos, sem discriminação ou perseguição política a adversários”.

Avanços

Para o presidente da FGM, os compromissos do governo Caiado/Daniel com os prefeitos goianos se consolidaram nas duas gestões, com avanços nas áreas de saúde (policlínicas), educação (escolas de tempo integral, transporte escolar e reformas de escolas municipais), segurança (combate à criminalidade), infraestrutura (pavimentação de rodovias e recapeamento de ruas municipais), habitação (casas a custo-zero) e os programas Mães de Goiás, Dignidade, Goiás por Elas e Aprendiz do Futuro, entre outros da rede de proteção social.

Haroldo Naves lembra a interatividade da primeira-dama Gracinha Caiado com as primeiras-damas municipais. “Agora mesmo, Gracinha Caiado foi aplaudida de pé por mais de 200 primeiras-damas por estar sempre presente nos momentos cruciais das nossas comunidades. Ela tem 90% de aprovação pelo trabalho eu fez em Goiás na área social”.

Rumo ao Planalto

O prefeito de Campos Verdes destaca que os goianos têm orgulho do governo Ronaldo Caiado, agora com 86% de aprovação, segundo pesquisa Genial/Quaest, principalmente pelo trabalho na área de segurança pública no combate à criminalidade e, também, os projetos inovadores na educação, saúde, ciência e tecnologia, e inovação.

Ele lembra que a mídia nacional registra a elevada popularidade do governador Ronaldo Caiado, à frente de Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (PR), Ratinho Júnior (PR) e demais chefes de executivos estaduais.

A força eleitoral que vai emergir em Goiás das eleições municipais deste ano vai fortalecer, ainda mais o projeto de Ronaldo Caiado de disputar a Presidência da República em 2026. “Com a vitória que vai surgir das urnas em Goiás, os resultados da administração e também a trajetória política vitoriosa que exerceu no Congresso Nacional, tudo isso vai tornar Ronaldo Caiado o nome adequado do espectro centro-direita para enfrentar a corrida ao Palácio do Planalto.

O presidente da FGM ressalta que vai integrar um movimento nacional, em 2026, para mobilizar os prefeitos brasileiros a entrarem no projeto presidencial de Ronaldo Caiado Pelo o que fez no Congresso e no governo de Goiás, Caiado é um municipalista-raíz”.

Lealdade de Daniel

Haroldo Naves aponta, também, que, com os resultados hesitosos das eleições municipais deste ano conquistados pelo União Brasil, MDB e partidos aliados, o vice-governador Daniel Vilela emerge como candidato “natural e competitivo” para a sucessão ao governo de Goiás em 2026, com apoio de Ronaldo Caiado.

O prefeito frisa o gesto de humildade de Daniel Vilela, de retirar sua pré-candidatura a governador para integrar, como vice, a chapa encabeçada por Ronaldo Caiado em 2022. “Isso reflete o espírito público, o desinteresse de projeções pessoais de Daniel Vilela, pois priorizou o interesse coletivo, o bem dos goianos”.

Avaliação recorde de Caiado impressiona analistas políticos

A avaliação recorde do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) teve grande repercussão entre os veículos e os principais analistas e apresentadores da imprensa nacional. O resultado da pesquisa Genial/Quaest divulgado nesta quinta-feira (11/4) foi notícia no quadro ‘Conexão’, da GloboNews, apresentado por Daniela Lima. A jornalista pontuou que a pesquisa alavanca a pretensão de Ronaldo Caiado disputar a presidência em 2026. “Essa aprovação, na casa de 86%, obviamente dá gás a ele na sua pretensão de disputar em 2026”, comentou. O site O Antagonista cravou: “A impressionante aprovação de Caiado”, já o InfoMoney destacou que “Caiado sai na frente na corrida entre ‘herdeiros’ de Bolsonaro”.

No ‘Em Ponto’, também da GloboNews, a jornalista Mônica Waldvogel lembrou que a escolha dos governadores não foi aleatória, mas porque eles representam o campo da direita numa eventual disputa com o presidente Lula (PT). Ao se mostrar impressionada com os números de Caiado, Waldvogel apostou que dificilmente haverá algum governador com a aprovação do governador goiano. “Caiado tem um desempenho excepcional”, frisou.

Waldvogel destacou também o resultado da pesquisa na área de educação, que conquistou 67% de aprovação. “Goiás vem se saindo muito bem nas provas que avaliam a educação. Especialistas na área afirmam que houve um investimento grande do governo do estado”, ressaltou a jornalista. Ela ainda comentou que em duas áreas muito sensíveis para a população, segurança e educação, Goiás tem alcançado resultado.

O jornalista Nilson Klava, também em análise da pesquisa, destacou que, além do impressionante índice de aprovação, entre os quatro governadores pesquisados, Caiado é o único que até esse momento se coloca oficialmente com grande possibilidade de ser candidato em 2026. “Romeu Zema e Ratinho Jr. podem optar por disputar o Senado Federal, e Tarcísio de Freitas tem a possibilidade da reeleição”, pontuou, lembrando que Caiado carrega com muita propriedade a bandeira da segurança pública, tema muito sensível ao eleitorado brasileiro, área em que o governador goiano é aprovado por 69% da população goiana.

Segurança pública

O jornalista César Felício, do jornal Valor Econômico, também destacou a segurança pública como um diferencial de Caiado em relação aos demais governadores. Outro diferencial do Governo de Goiás em relação aos demais diz respeito à educação. Nessa área, Caiado tem avaliação positiva de 67%, seguido de Ratinho Jr., com 63%, Romeu Zema, que aparece com 51%, e Tarcísio de Freitas, que foi bem avaliado por 42% na área da educação.

Para Felipe Nunes, CEO da Quaest, além de ser o governador mais bem avaliado entre os governos pesquisados, Ronaldo Caiado mostra muita força eleitoral e tem construído uma política de segurança pública que tem tudo para servir de plataforma para seu pretenso projeto presidencial para 2026.

“Caiado é a grande surpresa da pesquisa. Mesmo sendo governador em um estado com baixa densidade populacional, ele tem alta aprovação, mas também está construindo uma vitrine nacional da política de segurança, bem-avaliada, que ele poderá apresentar ao país”, avaliou Felipe Nunes ao jornal O Globo.

A pesquisa

A pesquisa Genial/Quaest aponta que Ronaldo Caiado tem aprovação de 86% da população goiana. O governador de Goiás é o mais bem avaliado entre o grupo de quatro chefes de Executivos estaduais que despontam como opções da direita nas eleições presidenciais de 2026. Além do goiano, a pesquisa avaliou os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, que tem aprovação de 62% no seu estado; Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, que aparece com 79% de menções positivas, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, que também tem 62% de aprovação.


]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias