Anápolis

Vereador defende menores taxas para taxistas

Diário da Manhã

Publicado em 24 de junho de 2021 às 16:30 | Atualizado há 4 anos

O vereador Jakson Charles (PSB) disse que atuará em defesa sobrevivência do emprego dos taxistas em Anápolis, principalmente no que diz respeito ao alto valor das taxas cobradas pelo poder público, e também de outros fatores que reduzem o ganho no dia a dia.

“Até pela tradição é importante a manutenção desses profissionais, que tem história na cidade e uma idade já avançada, até por isso não tem condições de ingressar em outra atividade”, ressaltou o vereador.

Jakson lembrou que as inovações naturais da economia, que fez com que surgissem os mototaxistas, e depois motoristas de aplicativo, o que acabou por impor perdas aos taxistas. Jakson também defendeu o direito dos taxistas de vender espaço publicitário em seus veículos, e que a administração desobrigue a cor única dos veículos, pois isso facilitaria na hora que o taxista for vender seu carro para a troca por um mais novo.

Profissão em extinção?
Centenas de taxistas continuam na luta diária para conseguir renda, mesmo com a pandemia que, começou em 2020 e se prolonga até hoje, além da disputa com motoristas de aplicativo.

A quantidade de profissionais diminuiu em relação aos tempos áureos dos taxistas nas décadas de 90 e anos 2000. O motivo da diminuição, segundo o sindicato dos taxistas de Anápolis, se dá por conta de diversos fatores como a não adesão de profissionais mais jovens à categoria, a aposentadoria de alguns profissionais e até a chegada dos motoristas de aplicativo.

O taxista, Divino Fernandes, que está na profissão há 40 anos, acrescenta outros fatores que contribuíram para a diminuição dos taxistas. “Não surgem pessoas interessadas em ser taxistas mais. De alguns anos para cá, a diminuição também se deu mais por conta de alguns taxistas fazerem parte do grupo de risco da covid-19 e se afastaram do exercício da profissão. Alguns infelizmente morreram”, lamenta Divino.

]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias