Anvisa proíbe venda de azeites e suspende coco ralado
A medida ocorreu depois que o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal constatou níveis insatisfatórios de dióxido de enxofre nos produtos
Mylena Abreu - Estágio DM
Publicado em 25 de setembro de 2024 às 11:48 | Atualizado há 4 mesesA Agência Nacional de Defesa Sanitária (Anvisa) anunciou na última terça-feira, 24, a proibição da venda, produção e importação de dois tipos de azeite no Brasil. Os produtos afetados são a Cordilheira e o Serrano, ambos com 0,5% de acidez.
A razão da proibição é que estes azeites são importados e distribuídos por empresas não registadas, o que vai contra as normas regulamentares do país.
Além dos azeites, a Anvisa suspendeu a comercialização do coco ralado da marca Coco & Cia. A medida ocorreu depois que relatório do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal constatou níveis insatisfatórios de dióxido de enxofre nos produtos, o que pode trazer problemas de saúde.
Nestes casos é responsabilidade da empresa a recolha dos lotes afetados. Porém, se isso não for feito de forma voluntária, a Anvisa intervém, como aconteceu com os doces da marca Dori em agosto. Até o momento, Coco e Cia não comentaram a proibição.
Essas medidas da Anvisa fortalecem o controle rigoroso dos produtos que não atendem aos padrões de segurança estabelecidos com o objetivo de proteger a saúde dos consumidores brasileiros.
]]>