Brasil

Lula adia Concurso Unificado em todo o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu adiar o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 3, por conta do estado de calamidade pública vivenciado pelos moradores do Rio Grande do Sul.

Luanna Marques

Publicado em 3 de maio de 2024 às 19:11 | Atualizado há 8 meses

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu adiar o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 3, por conta do estado de calamidade pública vivenciado pelos moradores do Rio Grande do Sul. O exame seria aplicado neste domingo, 5, em 228 municípios do país. 

Lula chamou os ministros Esther Dweck (MGI) e Paulo Pimenta (Secom) no Palácio do Planalto para deliberar sobre o adiamento do Concurso Unificado. O anúncio deverá ser feito após a reunião. 

A medida ocorre em meio à devastação no RS, causada pelas enchentes. Até o momento, foram registradas mais de 30 mortes e, ao menos, 74 pessoas estão desaparecidas. Conforme dados da Defesa Civil, há quatro dias, as chuvas no estado atingiram pelo menos 235 cidades gaúchas e mais de 24 mil pessoas estão fora de casa por consequência dos temporais.

Dos 96.592 mil inscritos para a prova no Rio Grande do Sul, mais de 9 mil indicaram Santa Maria para realizar o exame. O município foi um dos mais afetados pelas chuvas o que causou também o bloqueio de muitas estradas. 

Inicialmente, a decisão do Ministério da Gestão, órgão responsável pela organização do certame, era de manter o concurso. No entanto, candidatos, moradores do estado e políticos sustentaram a necessidade de adiar o exame. Ainda não foi divulgada a nova data de aplicação da prova. 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias